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É verdade que o fluxo menstrual aumenta depois de fazer exercícios físicos?

É verdade que o fluxo menstrual aumenta depois de fazer exercícios físicos?

Levar uma vida mais saudável é de extrema importância não só para manter nosso corpo saudável, mas para também combater alguns sintomas da TPM. Algumas meninas, mesmo sabendo da importância dos exercícios físicos, se questionam se algumas atividades podem aumentar o fluxo menstrual e gerar certo desconforto. Para evitar que isso aconteça, preferem abrir mão da atividade nesse período. Mas, afinal, isso é mito ou verdade? Para tirar a dúvida, conversamos com um ginecologista e uma personal trainer.

 

O fluxo menstrual aumenta após realizar uma atividade física

 

Se você faz muito esforço durante uma atividade física, não se assuste se seu fluxo menstrual der uma leve aumentada nesse dia. De acordo com o ginecologista Alessandro Scapinelli, isso é normal. “Uma vez que há o aumento de pressão sanguínea na pelve e no útero, ele se refletirá em uma maior exteriorização do sangue no período menstrual”, explica.

Sabendo disso, a dica é colocar um absorvente com maior capacidade de absorção para ficar mais protegida e não precisar se preocupar com possíveis vazamentos na roupa. ;)

 

Exercícios físicos ajudam a combater sintomas da TPM

 

A atividade física é uma grande aliada da TPM. Durante o momento em que estamos praticando algum exercício, nosso cérebro libera muitos neurotransmissores e neuroesteróides, que são substâncias super importantes para o controle da ansiedade e do nosso bem-estar.

De acordo com o médico, além disso, há aumento da circulação pélvica, contribuindo para a chegada de substâncias anti-inflamatórias que podem melhorar a cólica. É importante ressaltar que alguns sintomas da TPM não serão tão aliviados quantos outros pelas atividades físicas, como a enxaquecas pré-menstrual, por exemplo.

 

Dicas para treinar menstruada

 

Para as meninas que não querem deixar de treinar por estar menstruada, a personal trainer Sara Dambroso tem algumas dicas:

 

Fase Menstrual: Não deixe de treinar, apenas reduza a intensidade e pegue mais leve;

 

Fase folicular: É comum ficar mais motivada, o que melhora o rendimento. É a melhor momento para intensificar os treinos, pegar mais pesado e dar o seu máximo;

 

Fase ovulatória:  Pode manter o mesmo ritmo da fase anterior;

 

Fase lútea: Geralmente, o rendimento cai devido a redução de força, velocidade e resistência. Pegue leve mas não deixe de fazer. Praticar exercícios aumenta os níveis dos hormônios de bem-estar

 

Sara Dambroso - personal trainer

CREF: 016869-G/SC

 

Dr. Alessandro Scapinelli - Ginecologista

CRM:112810-SP

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