É verdade que não devo me depilar durante a menstruação? Consultamos um ginecologista para saber!
É verdade que não devo me depilar durante a menstruação? Consultamos um ginecologista para saber!
Há problemas em depilar a região íntima durante a menstruação?
Sabemos que muitos mitos e tabus envolvem o período menstrual feminino e o ato de se depilar não fica de fora. A depilação durante essa fase é sempre desaconselhada e isso ocorre desde a época das nossas avós. A ginecologista explica. “Por conta de uma crença popular antiga, as mulheres, quando estavam menstruadas, eram orientadas a não sair de casa, não lavar o cabelo e não se depilar”, explica. Porém, cientificamente falando, nessa época temos o aumento da quantidade de progesterona no organismo feminino. “Nos dias que antecedem a menstruação, a depilação pode ser mais dolorosa, já que nós ficamos mais sensíveis e irritadas no período pré-menstrual”, comenta Lívia.
Quais são os principais cuidados para fazer na depilação íntima?
Durante a depilação temos que tomar alguns cuidado para não queimar a pele da região íntima, que é extremamente sensível . Algumas depiladoras passam a cera quente mais de duas vezes no mesmo local e isso pode levar a lesões vulvares.
A ginecologista dá algumas dicas: “Após a depilação, é interessante evitar usar cremes e talcos, a paciente deve preferir sabonetes líquidos, preferencialmente sabonetes de glicerina”, finaliza. Por fim, não devemos expor a área depilada ao sol nos dias seguintes para melhor recuperação da pele, já que ela foi exposta a um procedimento brusco.
Depilação com lâmina: alguns pontos de atenção!
Para as meninas que preferirem a depilação com a lâmina, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento íntimo feminino.
-
É sempre importante que você lave a região íntima antes de depilá-la, além disso é importante que você use cremes esfoliantes para tirar o resto de suor, pele morta e evite alguns tipos de contaminação;
-
Após realizar a higiene, é interessante que você utilize cremes depilatórios apropriados para a área íntima, já que eles fazem bastante espuma e ajudam a lâmina a deslizar pela região;
-
Deixe o creme agir durante um tempinho e depois faça a depilação. Tome certos cuidados para não passar a lâmina em pontos mais sensíveis da vagina;
-
Depois de terminado o procedimento, vale finalizar a o processo depilatório com um sabonete específico para a região íntima. Assim você deixa a pele hidratada e evita possíveis inflamações nos poros. :)
Dra. Livia Migowski, ginecologista e obstetra da Perinatal - CRM: 52.90682-4



