É verdade que a vagina faz autolimpeza?
É verdade que a vagina faz autolimpeza?
A vagina tem odor?
Toda vagina tem um certo odor, e algumas pessoas podem pensar que isso quer dizer que existe algo errado. Mas relaxa, é super normal! Essa região possui um cheiro que, segundo a profissional, “não é forte e nem ruim”, e que pode variar de acordo com a fase do ciclo menstrual. Além disso, após a relação sexual, a área se torna mais lubrificada, o que também pode provocar alterações nesse odor. No entanto, é preciso atenção! Caso o cheiro esteja diferente do habitual ou apresente também secreção vaginal, é melhor procurar a sua ginecologista, pois isso pode significar algum problema.
A vagina faz autolimpeza?
Muitas mulheres podem pensar que a melhor forma de manter essa região saudável é limpando o máximo possível. Mas não é bem assim… A vagina tem uma lubrificação natural e apresenta uma flora microbiana que possui uma função muito importante, a de realizar sua própria limpeza. “Funciona como uma barreira protetora para infecções e mantém o ambiente livre de microorganismos patogênicos”, explica ela.
Secreções podem ser normais e não significam falta de higiene
Essa lubrificação natural pode variar ao longo do ciclo menstrual. “É possível perceber, em muitos casos, o muco ovulatório próximo à ovulação”, afirma. Essa secreção se torna mais abundante nessa fase próxima à menstruação, e costuma ser esbranquiçada e fluida, sem cheiro forte. Caso a secreção fuja dessas características, aí sim é preciso ter atenção. Coceira e irritação podem ser sinais de que algo não está funcionando bem. Em caso de dúvida, o ideal é sempre procurar sua ginecologista. Melhor prevenir, né?
Fique longe do chuveirinho!
Quando se pensa em uma vagina saudável e limpa, é normal associar a uma higiene caprichada. Ela pode ser feita durante o banho, com uso do sabonete neutro. Já ao longo do dia, não existe nenhuma necessidade de usar duchas internas para realizar a limpeza dessa parte. Essa ação pode até mesmo prejudicar a saúde da região. “Com o uso das duchas vaginais, estaremos tirando o mecanismo de defesa, desequilibrando o pH e proporcionando infecções vaginais”, esclarece. Depois de fazer xixi, basta realizar a higiene com papel, mas é preciso ter atenção! A limpeza deve ser feita sempre da parte da frente para trás, e sem aplicar muita força, para não machucar a região.
Dra. Paula Bortolai Martins Araujo, Ginecologista-obstetra do IPGO – Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia.
CRM: 127.101



