É preciso interromper o remédio para candidíase durante a menstruação?
É preciso interromper o remédio para candidíase durante a menstruação?
Não é necessário interromper o remédio durante a menstruação
Segundo o ginecologista Diogo Rosa, todo tratamento de infecção com creme vaginal, desde que seja prescrito pelo médico, deve ser levado até o final, sem pausas. Então, mesmo se sua menstruação vier nesse período, não é necessário interromper o remédio local, pois o fluxo menstrual não afetará o efeito da pomada.
“Uma opção para quem sabe que ficará menstruada e precisa fazer tratamento para candidíase é o uso de óvulos de dose única ou medicações orais (antibióticos)”, diz o médico. De acordo com o especialista existem diversas opções terapêuticas, logo, a recomendação é conversar com o seu ginecologista de confiança, para que ele possa indicar o remédio mais adequado com a sua necessidade.
Mudanças de hábitos podem ajudar a acabar com a candidíase
Algumas mudanças de hábitos devem ser colocadas em prática junto com o tratamento da candidíase. Evitar calças apertadas na região íntima, usar sabonete íntimo líquido para higienizar somente a vulva, evitar passar muito tempo de biquíni molhado são atitudes que irão ajudar a diminuir os incômodos da candidíase durante o tratamento.
No entanto, vale lembrar que anticoncepcionais, gestação, uso de antibióticos e medicações à base de corticóides também podem facilitar a proliferação de fungos, portanto, é importante que seu ginecologista saiba todas as medicações que você faz uso antes de escolher o melhor tratamento para combater a candidíase.
Dr. Diogo Rosa, Coordenador do Centro de Cirurgia Ginecológica da Perinatal.
CRM: 5277195-3



