É possível ter alergia à camisinha? Descubra se você tem e conheça alternativas de material
É possível ter alergia à camisinha? Descubra se você tem e conheça alternativas de material
Como é possível descobrir se eu tenho alergia?
Segundo a médica, os principais sintomas da alergia à camisinha de látex são coceira, inchaço e ardência logo após a relação sexual. “Algumas pessoas pode apresentar reações distantes, como coceira e manchas pelo corpo, descamação nas mãos, inchaço e coceira nos olhos”, diz.
Para descobrir se os sintomas estão relacionados ao material do preservativo, a especialista sugere colocar a camisinha ou uma luva de látex em contato com o antebraço e buscar o aparecimento de alguma lesão na pele. “Outra alternativa é trocar o tipo de camisinha (abandonar as de látex) para fazer a contraprova ou procurar um médico para testes específicos, acrescenta.
Quais são as alternativas de preservativos?
Ter alergia ao látex não impede que você se proteja na relação sexual. Existem no mercado camisinhas masculinas de poliuretano, muito menos alergênicas. Ao sentir irritação na pele, tente trocar o produto e veja se isso resolverá. As camisinhas femininas também são uma opção, uma vez que não são feitas de látex. Vale lembrar que a camisinha é o único método para prevenir doenças sexualmente transmissíveis.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Livia Migowski, ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 52.90682-4



