É normal sentir cólica tomando anticoncepcional?
É normal sentir cólica tomando anticoncepcional?
Veja também: É normal continuar sentindo cólicas mesmo tomando anticoncepcional?
A seguir, o ginecologista Alexandre Pupo explica melhor o assunto.
Pílula anticoncepcional diminui cólica e outros sintomas da TPM
A pílula anticoncepcional bloqueia o funcionamento dos ovários e passa a regular artificialmente os níveis hormonais da mulher. “Dessa forma, você tem uma quantidade de hormônios exatamente igual todos os dias, sem as variações que seriam normais em um ciclo ovulatório (quando os ovários estão funcionando)”, explica o doutor Alexandre Pupo.
Essa estabilidade na produção de hormônios causada pelo anticoncepcional faz com que os sintomas da TPM, como cólica e alterações de humor, sejam amenizados. “Você não vai ter aquele pico de progesterona no final do ciclo menstrual, quando o corpo está aguardando uma possível gravidez e, se ela não acontece, os níveis hormonais desabam e você menstrua”, esclarece o médico.
Outro fator que faz a diferença é que, em adeptas da pílula anticoncepcional, o sangramento que acontece no intervalo entre as cartelas não se trata da menstruação propriamente dita. Segundo o ginecologista, “na pausa do anticoncepcional, há uma leve redução na dosagem de hormônio que está circulando no sangue e isso provoca um sangramento chamado sangramento por deprivação hormonal, que desce em menor quantidade. Como resultado, você tem menos contração do útero para expulsar esse sangue para fora. O conjunto desses efeitos faz com que a cólica tomando anticoncepcional seja muito menor ou, na maioria das vezes, inexistente”, acrescenta.
Sentir cólica mesmo tomando anticoncepcional não é tão comum, mas pode acontecer
“Comecei a tomar anticoncepcional e estou sentindo cólicas, devo me preocupar?”. Para saber se é normal sentir cólica tomando anticoncepcional, o ideal é passar por uma avaliação médica individualizada. Embora não seja um sintoma comum, pode acontecer.
De acordo com o doutor Alexandre Pupo, “a cólica no período menstrual pode acontecer em mulheres saudáveis, mas normalmente são cólicas que duram só o dia anterior ao sangramento ou o primeiro dia de sangramento”. Mais do que isso, deve ser investigado.
Lembrando que a redução da cólica menstrual está associada não somente à pílula anticoncepcional, mas a todos os métodos contraceptivos hormonais. “Qualquer método hormonal anticoncepcional, seja a pílula, a injeção, o anel vaginal ou o adesivo, faz a mesma coisa”, orienta o especialista.
Portanto, já sabe! Na dúvida se é normal sentir cólica tomando anticoncepcional injetável, oral ou qualquer outro, o melhor a fazer é consultar um(a) ginecologista.
Cólica tomando anticoncepcional: o que pode ser?
Não deve-se naturalizar a ideia de que anticoncepcional dá cólica fora do período menstrual ou até mesmo durante a menstruação. Como explicamos anteriormente, o comum é que o método contraceptivo reduza a cólica - e não o contrário.
Segundo o ginecologista, não é normal sentir cólica fora do período menstrual tomando anticoncepcional. “Cólicas persistentes por todo o período menstrual ou cólica fora do período menstrual devem sempre ser investigadas pelo médico. Várias coisas podem provocar cólica no baixo ventre da mulher, como infecção urinária, obstipação, cistos no abdômen, endometriose e outras afecções ginecológicas”, alerta.
Cólica tomando anticoncepcional: pode ser gravidez?
Sentir cólica leve está entre os sintomas iniciais de gravidez. Por isso, é até compreensível considerar a possibilidade de estar grávida ao notar a dor de cólica tomando anticoncepcional. Se esse é o seu caso, não se desespere: as chances de engravidar tomando anticoncepcional corretamente são baixíssimas.
“Tomando o anticoncepcional de maneira adequada todos os dias no horário correto, sem esquecer nenhuma pílula e sem fazer uso de medicações que podem interferir na eficácia do anticoncepcional, o risco de engravidar é muito baixo. Nesse cenário, a cólica no período em que você está usando o anticoncepcional dificilmente vai estar relacionada à gravidez”, aponta o médico.
Por via das dúvidas, é válido fazer um teste de gravidez de farmácia para descartar as suspeitas.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Alexandre Pupo Nogueira - ginecologista e obstetra membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, é também mastologista e Membro Titular do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio Libanês
CRM-SP: 84.414



