Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

É normal menstruar duas vezes no mês? Ginecologista cita possíveis causas

É normal menstruar duas vezes no mês? Ginecologista cita possíveis causas

Menstruar duas vezes no mês definitivamente não é a missão mais agradável do mundo. Muitas mulheres demoram anos e anos até se acostumar com apenas um sangramento mensal. Quem dirá passar por isso duas vezes em tão pouco tempo. Para se livrar do transtorno o mais rápido possível, é preciso entender porque isso está acontecendo e tratar a origem do problema. Os motivos capazes de provocar a menstruação fora de hora são diversos, desde o uso do anticoncepcional até a presença de pólipos ou miomas uterinos. Conversamos com com a ginecologista Bárbara Murayama para compreender se é normal menstruar duas vezes no mês. Confira!

 

Menstruar duas vezes no mês é normal?  

 

O ciclo menstrual deve ocorrer, em média, a cada 21 a 35 dias. Por isso, é natural que mulheres com ciclo curto acabem menstruando duas vezes no mês. Nestes casos, não há com o que se preocupar. Porém, segundo a Dra. Bárbara, se esse sangramento se repetir antes de um período de 25 dias, o recomendado é buscar uma avaliação ginecológica.  

 

“Não é normal ter nenhum sangramento fora do período menstrual. Qualquer sangramento genital fora do período menstrual normal deve ser investigado”, adverte a profissional. Segundo a médica, o diagnóstico “começa com uma boa história clínica, exame físico e, em alguns casos, pode ser necessário exames complementares, como ultrassom e exames de sangue”. 

 

Veja também: É possível ovular duas vezes por mês? 

 

Menstruação ou escape? Entenda as diferenças: 

 

Antes de se preocupar, vale observar se o sangramento em questão não se trata apenas de um escape. “Menstruação é o sangramento ao início de um ciclo menstrual em que não houve gravidez. É cíclica. O escape é um sangramento a qualquer momento, independente do ciclo menstrual. Geralmente, em pequena quantidade, mas que pode durar vários dias e até ser em maior quantidade, configurando uma hemorragia”, explica a especialista.  

 

Mulheres que fazem uso da pílula anticoncepcional estão mais suscetíveis a ter escapes. Ainda assim, é importante comunicar o ocorrido ao(a) ginecologista. “Pode ser necessário ajustar a dose [hormonal] para evitar esses escapes, que são chatos”, esclarece. Infelizmente, nem todos os escapes são inofensivos. Por isso, vale procurar um(a) médico(a) para verificar o que está acontecendo.

  

“Escapes também são considerados sangramento uterino anormal. Podem ser sinal de doenças em qualquer mulher, com ou sem hormônios, como pólipos, miomas, alterações hormonais, problemas de coagulação. São muitas as possibilidades”, acrescenta.   

 

Disto isso, conheça a seguir outros fatores que podem fazer com que a mulher menstrue ou tenha sangramentos vaginais duas vezes ao mês! 

 

Menstruar duas vezes no mês: veja possíveis causas

 

 

  • Pólipos ou miomas uterinos: problemas uterinos também estão entre os fatores responsáveis por gerar uma “menstruação” fora de hora. Pólipos podem provocar sangramentos após a relação sexual, por exemplo. Assim como os miomas, que além de apresentar um sangramento não menstrual, ainda contam com sintomas como dor, inchaço abdominal e anemia.  

 

  • Infecções vaginais: infecções ginecológicas, como candidíase e tricomoníase, podem gerar sangramentos irregulares ao longo do mês. Geralmente, o surgimento destas doenças está associado à imunidade baixa e higiene íntima inadequada.  

 

  • Problemas na tireoide: a tireoide é uma glândula responsável por produzir hormônios, incluindo os que regulam a menstruação e a ovulação. Deficiências em seu funcionamento podem afetar o ciclo menstrual e provocar esse tipo de irregularidade.  

 

  • Síndrome do ovário policístico: outro desequilíbrio hormonal, a síndrome do ovário policístico é bastante comum entre as mulheres e tem como sintoma o sangramento irregular. Outras manifestações do transtorno são aumento de oleosidade da pele e dificuldade para engravidar.  

 

  • Estresse: altos níveis de estresse podem influenciar a regulação dos hormônios responsáveis pela ovulação. Portanto, se você está se sentindo muito estressada ou ansiosa por algum motivo, não estranhe caso a menstruação venha duas vezes em um mesmo mês. 

 

  • Endometriose: caso você não saiba, a endometriose é uma condição na qual o endométrio, tecido que reveste as paredes internas do útero, aparece fora da cavidade uterina. A condição pode estimular fluxos menstruais mais frequentes e intensos, levado a mulher a ter mais de um sangramento por mês.  

 

Veja também: Endometriose: 5 coisas que você precisa saber sobre esse distúrbio

 

Menstruar duas vezes no mês: posso estar grávida? 

 

Mulheres grávidas podem, sim, ter mais de um sangramento por mês. Porém, na verdade, o episódio não se configura exatamente como uma menstruação. Afinal, gestantes não ovulam e, consequentemente, não são capazes de menstruar. Geralmente, este tipo de sangramento leva o nome de nidação, que é a implantação do óvulo fecundado na parede do útero.  

 

Outros fenômenos também podem levar a mulher a ter sangramentos vaginais durante a gestação, incluindo lesões no colo do útero, ameaça de abortamentos e até mesmo uma gravidez ectópica (quando ocorre fora do útero). Por isso, se este é o seu caso, não hesite em procurar um(a) profissional para tratar ou descartar possíveis complicações.  

 

Este artigo tem a contribuição do especialista: 

Dra. Bárbara Murayama - Ginecologista  

CRM: 112527

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >