É normal "ficar molhada" durante o período fértil. Entenda!
É normal "ficar molhada" durante o período fértil. Entenda!
A seguir, o Só Delas explica melhor o que sai da vagina quando está no período fértil e quais são os outros sintomas característicos desse momento do mês.
“Estou me sentindo muito úmida no período fértil. Por que isso acontece?”
A secreção vaginal da mulher é formada por água, bactérias, células mortas da vagina e muco cervical - que é um fluido produzido naturalmente no colo do útero. Além de prevenir a entrada de agentes infecciosos no útero e aumentar a lubrificação feminina, o muco cervical desempenha um papel reprodutivo importante. A sua consistência muda de acordo com os estímulos hormonais do organismo e, dependendo da fase do ciclo menstrual em que a mulher se encontra, ele pode facilitar ou dificultar a mobilidade do espermatozóide até o óvulo. Ou seja: o muco cervical tem o poder de ajudar ou atrapalhar a gravidez.
É por isso que, durante o período fértil, é normal se sentir mais “molhada”. Os altos níveis de estrogênio vão tornar o muco cervical mais abundante, transparente, escorregadio e elástico (semelhante à clara de ovo crua). Essas características serão responsáveis por proteger o esperma do ambiente ácido da vagina e permitir a movimentação do espermatozóide em direção às tubas uterinas. De quebra, a região íntima feminina fica mais lubrificada e a relação sexual se torna mais prazerosa - o que também contribui indiretamente para que a gravidez aconteça.
Quantos dias após muco “clara de ovo” ocorre a ovulação?
O corrimento “clara de ovo” está associado ao pico na produção do hormônio estrogênio, que, geralmente, acontece entre 1 a 2 dias antes da ovulação propriamente dita acontecer. Vale ressaltar que o período fértil tem duração de 6 dias, iniciando 5 dias antes da ovulação e terminando 1 dia após a mesma.
“Como eu sei que estou no meu período fértil?”: método de Billings ajuda a identificar o muco da ovulação
O método de Billings é uma técnica natural que visa identificar o período fértil feminino com base nas características do muco cervical. A mulher deve observar os sinais do próprio corpo e registrar diariamente informações como: a presença ou ausência de secreção vaginal, a quantidade e o aspecto do muco e os dias em que houve relação sexual. Na dúvida, peça orientação ao(a) ginecologista sobre como fazer o método de Billings.
Além do muco “clara de ovo”, quais são os sintomas do período fértil?
Outros sintomas do período fértil e da ovulação incluem elevação na temperatura corporal basal, maior oleosidade na pele e no cabelo, sensibilidade mamária e aumento na libido. Algumas mulheres também podem ter um pequeno sangramento na ovulação e sentir pontadas leves no baixo ventre (é a chamada cólica de ovulação).
Agora que você já sabe que é normal ficar molhada durante o período fértil, que tal começar a marcar os sintomas do seu ciclo menstrual e entender como o seu corpo funciona? Dessa forma, fica muito mais fácil identificar quando algo foge do padrão e precisa de ajuda médica!



