Ducha rápida para higiene em dias de menstruação não é o mais recomendado. Veja por quê!
Ducha rápida para higiene em dias de menstruação não é o mais recomendado. Veja por quê!
A ducha d’água não é recomendada para a higiene íntima!
Apesar de ser um ato comum para muitas meninas, usar a ducha d’água para fazer limpeza vaginal não é um bom hábito. De acordo com a ginecologista Fernanda Mauro, isto pode causar alterações no ambiente natural da vagina: “A mudança está relacionada com uma desregulação do pH vaginal e da flora que a habita”, diz.
A vagina tem um pH próprio, que é ligeiramente ácido e precisa ser mantido para o equilíbrio da flora vaginal. Quando a mulher utiliza o chuveirinho para limpar “melhor” ou mais rapidamente a vagina, além de utilizar produtos de limpeza inadequados, a mucosa protetora da vagina também é removida, deixando o ambiente vulnerável a infecções e irritações.
Nem mesmo durante a menstruação
A ducha rápida não é recomendada nem mesmo como higiene durante seu período menstrual. A médica explica que a mudança do ambiente natural da vagina aumenta o risco de infecções e inflamações. “A pressão gerada pela ducha vaginal também pode levar bactérias externas para dentro da vagina”, acrescenta. Sendo assim, a higiene no banho com sabonete líquido íntimo continua sendo a mais adequada para todas as mulheres.
A higiene ideal para os dias de menstruação
Além da higiene em dias comuns do ciclo, que é muito importante, também é necessário ficar atenta à higiene durante o período menstrual. “A mudança do absorvente em períodos curtos (a cada 4 horas), lavar a parte externa da vagina, utilizar calcinhas de algodão são bons hábitos para manter uma higiene saudável”, recomenda a ginecologista.
Dra. Fernanda Mauro, ginecologista e obstetra da Perinatal.
CRM: 52-995185



