Dor nos seios: o que pode estar causando esse incômodo?
Dor nos seios: o que pode estar causando esse incômodo?
As causas mais comuns para dor nos seios
As dores no seios coincidentes com a TPM ocorrem no período pré-menstrual, geralmente em ambas as mamas, e melhoram após a menstruação. São chamadas de alterações funcionais benignas das mamas, muitas vezes cursando com a presença de cistos mamários (displasias). De acordo com o médico, dores mamárias provenientes de outras causas usualmente são de um só lado da mama, como as relacionadas com problemas de coluna ou neuromusculares. Saiba mais sobre as causas:
1) TPM
De acordo com o especialista, é importante observar se a dor está aparecendo próximo ao período menstrual: “A dor nas mamas pode ser resultante de alterações hormonais relacionadas com a TPM”, explica Alexandre. Este sintoma é muito comum e normalmente é causado pelo aumento dos hormônios estrogênio, estradiol e progesterona. A ação hormonal provoca maior retenção de líquidos pelo corpo e, com isso, uma quantidade de água pode ir para os seios e deixá-los mais sensíveis e inchados. A boa notícia é que o incômodo vai passar com o fim da menstruação.
2) Pílula anticoncepcional
A pílula combinada é um dos métodos contraceptivos mais utilizados pelas mulheres. Ela é composta pela combinação dos hormônios progesterona e estrogênio. A presença do estrogênio, porém, provoca alguns efeitos no corpo, como a sensibilidade das mamas, fazendo com que o inchaço provoque um pouco de dor. A tendência é que em poucos meses esse efeito colateral da pílula desapareça. Caso não haja melhora após 3 meses, a recomendação é consultar o seu ginecologista para verificar se há possibilidade de trocar o contraceptivo.
3) Sutiã de bojo
O sutiã de bojo é a escolha de muitas mulheres para deixar os seios mais volumosos e com tudo em cima. Porém, devido ao tamanho da taça do bojo normalmente inadequado e alças desajustadas, ele se torna um causador frequente de dor nos seios e na coluna. O aro de apoio do sutiã de bojo posicionado abaixo dos seios também pode apertar a pele e deixar os seios doloridos. Nesse caso, substituir por um modelo sem metal pode ser a solução para o incômodo. Na próxima compra de lingeries, a dica é encontrar uma loja que tire suas medidas e ajuste o sutiã de acordo com as suas necessidades. Lembre-se de que essa é uma peça de uso diário e seu conforto é muito importante.
4) Displasia mamária
Ao fazer o autoexame de mamas em casa, algumas mulheres podem perceber bolinhas internamente, como se o tecido da pele estivesse granulado. São pequenos nódulos cheios de líquido característicos da displasia mamária, uma alteração fibrocística benigna que pode causar dor e inchaço no período pré-menstrual e acaba com o fim da menstruação. Apesar de inofensivo, muitas vezes o problema é confundido pelas mulheres com o câncer de mama. Nesse caso, a recomendação é esperar passar a menstruação para realizar o toque novamente ou pedir um médico para analisar.
A avaliação médica é importante para descobrir a origem da dor
Qualquer alteração na mama ou dor deve ser relatada ao seu ginecologista para que ele possa investigar a causa e orientar com o tratamento. Não deixe essa consulta para depois, um vez que dores são sempre um incômodo com impacto importante na qualidade de vida.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Alexandre Zabeu Rossi - Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Diretor da Clínica Rossi
CRM: 79963



