Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Dor nas pernas: menstruação pode causar esse e outros 10 sintomas

Dor nas pernas: menstruação pode causar esse e outros 10 sintomas

Nem todas as mulheres sabem, mas é normal sentir dor nas pernas na TPM (Tensão Pré-Menstrual) e durante a menstruação. Essa dor nas pernas antes de menstruar e durante o período menstrual propriamente dito é apenas mais um entre os diversos sintomas de menstruação, assim como a cólica, as alterações de humor, a dor de cabeça e alguns outros.

 

A seguir, o Só Delas explica os 11 sintomas menstruais mais comuns e porque é normal ter dor nas pernas durante a menstruação. Confira:

 

  1. Dor nas pernas

 

Geralmente, a dor nas pernas durante a TPM e a menstruação está ligada a outro sintoma característico desses momentos do mês: a cólica menstrual. Isso acontece quando a cólica é tão intensa a ponto de se estender para os membros inferiores. 

 

Também é normal sentir dores nas pernas no período menstrual porque o corpo está mais propenso a reter líquidos nessa fase do ciclo menstrual. Essa retenção pode provocar inchaço e dores nas extremidades do corpo, como pernas, pés e mãos. Nesse caso, o ideal é manter o corpo bem hidratado. Para isso, faça o seguinte cálculo: o seu peso x 35. O resultado é a quantidade de líquido (água, chás e sucos naturais e sem açúcar) que o seu corpo precisa. 

 

Para saber como aliviar dor nas pernas na TPM e na menstruação, é aconselhável consultar um(a) médico(a). Acupuntura, massagens e mudanças no estilo de vida, como adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios com regularidade, podem ajudar. 

 

  1. Cólica menstrual

 

A cólica menstrual (ou dismenorreia primária) é provocada por uma substância chamada prostaglandina, que estimula as contrações do útero a fim de eliminar o sangue menstrual. A dor pode surgir na TPM e persistir até o término da menstruação. 

 

Se a cólica continuar fora do período menstrual ou for incapacitante (ou seja, atrapalhar as atividades diárias da mulher), recomenda-se buscar uma avaliação médica individualizada. Quando a cólica está associada a problemas de saúde, ela recebe o nome de dismenorreia secundária. 

 

  1. Dor nas costas

 

Assim como a dor nas pernas, a dor nas costas costuma estar ligada à cólica menstrual, que surge originalmente no baixo ventre, mas pode se irradiar até a lombar. Não existe uma resposta única para saber quais são as dores antes da menstruação e durante o período menstrual. Cada mulher tem um padrão individual e, por isso, é importante observar os sinais do próprio corpo. Ao notar sintomas prolongados ou mais intensos do que o habitual, informe ao(a) ginecologista. 

 

  1. Retenção de líquido

 

A retenção de líquido também está entre os sintomas pré-menstruais e menstruais. Conforme a menstruação se aproxima, os níveis do hormônio progesterona aumentam e favorecem o acúmulo de líquidos no corpo. Para combater o sintoma, o ideal é caprichar na ingestão de água e consumir bebidas diuréticas, que vão ajudar o organismo a eliminar o excesso de líquidos através da urina. 

 

  1. Barriga inchada

 

O inchaço abdominal durante a menstruação costuma estar associado à retenção de líquidos característica da TPM. Além disso, outros fatores que podem ter a ver com a barriga inchada no período menstrual são as alterações intestinais, como a prisão de ventre e a presença de gases intestinais, que também são comuns nesse momento do mês. 

 

  1. Sensibilidade mamária

 

Sentir os seios inchados e doloridos na menstruação é outra consequência da retenção de líquidos no corpo. O incômodo recebe o nome de “mastalgia cíclica” e pode se iniciar logo após a ovulação, sendo um dos sintomas de menstruação a caminho mais comuns. 

 

  1. Mudanças de humor

 

As variações hormonais da TPM e do período menstrual - em especial, a queda brusca nos níveis de estrogênio e o aumento gradativo na produção de progesterona - são as principais responsáveis pelas mudanças de humor nesses momentos do mês. A mulher pode sentir irritação, depressão, baixa autoestima, entre outros sintomas emocionais. 

 

  1. Náusea

 

Embora não seja tão comum, a náusea também pode ser um reflexo das variações hormonais pelas quais o organismo feminino passa durante a TPM e a menstruação. Os enjôos e vômitos costumam ser observados com mais frequência em mulheres que sofrem com fortes dores de cólica menstrual. 

 

  1. Dor de cabeça

 

Muitas mulheres se queixam de enxaqueca menstrual: uma dor de cabeça forte e latejante que acontece no período menstrual e pode vir acompanhada de pontos luminosos na visão ou vista embaçada. A dor é provocada pela queda brusca nas concentrações do hormônio estrogênio e pode se iniciar na TPM e só desaparecer após o fim do período menstrual. 

 

  1. Compulsão alimentar

 

O desejo - quase irresistível - de comer doces ou alimentos gordurosos durante a TPM e a menstruação é real! Isso porque a compulsão alimentar é mais um possível sintoma menstrual associado aos baixos níveis de estrogênio e serotonina (substância do prazer e bem estar) no organismo. 

 

Isso sem falar na ansiedade e nas variações de humor características da TPM, que também aumentam a vontade de comer “besteiras”. Para combater esse efeito, beba bastante água e tente se alimentar de 3 em 3 horas, dando preferência a ingredientes saudáveis. 

 

  1. Aumento da oleosidade da pele e do cabelo

 

Quem tem a pele mista a oleosa pode perceber um aumento na oleosidade da pele durante a menstruação e a TPM. Nesses momentos do mês, há um aumento nos níveis dos hormônios andrógenos responsáveis por estimular a produção de óleo das glândulas sebáceas. Esse fator somado à tendência a comer mais doces e carboidratos próximo à menstruação faz com que o surgimento de cravos e espinhas na menstruação se torne frequente. 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >