Dor nas pernas durante a menstruação é normal? Confira dicas do ginecologista para melhorar a circulação!
Dor nas pernas durante a menstruação é normal? Confira dicas do ginecologista para melhorar a circulação!
1) Dores nas pernas podem estar relacionadas com as cólicas menstruais
Segundo o médico, a dor nas pernas está diretamente relacionada com outro sintoma da TPM que a gente conhece bem: a cólica menstrual. E quando isso acontece, já sabe: pode se preparar e colocar o absorvente na bolsa porque a menstruação vai chegar. “No período pré-menstrual, as dores normalmente são causadas pelo pico do hormônio estrogênio, que é vasodilatador e causa uma dor pulsátil. Além disso, a contração uterina para expelir a menstruação também reduz o fluxo sanguíneo para pelve e membros inferiores, causando alguns repuxos de dor nas pernas”, explica.
2) Pílulas anticoncepcionais e suplementos que contêm estrogênio também estão na lista
Segundo o médico, contraceptivos à base de estrogênio ou outras substâncias que imitem a ação desse hormônio também podem ser a razão das dores nas pernas e, às vezes, na lombar. Então, o melhor é começar a fazer exercícios que ajudam a melhorar a circulação sanguínea para aliviar o incômodo.
3) Deficiência de ferro também pode causar dores nas articulações
Anda se alimentando meio mal? Então presta atenção nessa dica: dormência nas pernas e dores nas coxas muitas vezes estão ligadas à falta de ferro e cálcio no organismo. Nesse caso, mudar a alimentação é a solução mais simples. Adicione derivados de leite, sardinha, brócolis e espinafre para recuperar o nível de sódio, além de cereais, leguminosas (feijão, lentilha) e sementes para aumentar a quantidade de ferro e diminuir o desconforto muscular.
4) Atividades físicas ajudam a aliviar as dores nas perna
Algumas mudanças de hábitos na sua rotina podem ser muito positivas no alívio das dores. “Alimentação saudável e atividade física melhoram o fluxo sanguíneo e reduzem as chances dessas dores, além do uso de meias-calças compressivas que agem melhorando a circulação”, diz.
Aproveite a dica do médico e comece a procurar o exercício que combina mais com o seu estilo de vida. Pode ser um esporte, uma corridinha à noite, danças clássicas ou até hip-hop coreografado. Tá valendo de tudo para combater a dor nas pernas na TPM.
Dr. Jorge de Aguiar Valente Filho
Ginecologista
CRM: 13476
