Dor na coluna e TPM: qual é a relação desse sintoma com o período pré-menstrual?
Dor na coluna e TPM: qual é a relação desse sintoma com o período pré-menstrual?
Entenda por que sentimos dor na coluna durante a TPM
De acordo com a fisioterapeuta, durante o período pré-menstrual a região pélvica encontra-se mais irrigada e a mulher pode sentir um leve inchaço no local, o que normalmente é provocado pela retenção de líquidos. “Em decorrência disso, a dor lombar é frequente nesse período, mas tende a melhorar com o fim da menstruação”, afirma a profissional. A retenção de líquidos também pode ser combatida com exercícios físicos, redução de sódio na alimentação, massagem abdominal e ingestão de mais água, para aumentar a frequência de idas ao banheiro para urinar.
Exercícios físicos ajudam a reduzir dores no corpo no período pré-menstrual
A incômoda dor lombar pode ocorrer principalmente no momento das cólicas menstruais causadas pelas contrações do útero ao expulsar o endométrio. E aí, já sabe… É preciso descansar e respeitar o tempo do seu corpo reagir. “Pode melhorar com repouso, uso de compressa quente (na região abdominal), reeducação postural e exercícios de alongamento”, diz a especialista. Antes de começar a fazer atividades físicas, não esqueça de alongar seu corpo para que ele possa aquecer e não causar lesões ao se exercitar. Além disso, ter o acompanhamento de um professor é importante para que os exercícios sejam feitos corretamente e não prejudique em vez de ajudar. E, sobretudo, respeite seus limites!
Outros sintomas que são comuns na TPM
As cólicas e dores nas costas são somente alguns dos sintomas que pode acontecer no período pré-menstrual. Além disso, também podem surgir mudanças psicológicas (de humor, tristeza de repente, irritabilidade) e físicas como dor de cabeça, inchaço e dor nas mamas. Algumas medidas podem ajudar a reduzir os sintomas que tendem a atrapalhar nossa rotina. Exercícios físicos e atividades prazerosas ajudam a melhorar o humor e as dores no corpo, chás quentinhos podem reduzir cólicas e dor de cabeça, assim como a bolsa de água morna na região abdominal.
Este artigo teve a colaboração da especialista:
Caroline Souza - Fisioterapeuta, membro da Academia Brasileira de Tricologia/ABT, atua na Clínica Bruno Vargas nos núcleos de Estética Corporal e Capilar.
CREFITO 49.300F



