Dor ao urinar e sangramento: o que pode ser?
Dor ao urinar e sangramento: o que pode ser?
Veja também: Ardência ao urinar acompanhada de dor: o que pode ser?
1. Infecção urinária pode apresentar dor ao urinar e sangramento
A infecção urinária é provocada pela proliferação de bactérias no trato urinário. Geralmente, os agentes causadores da infecção invadem o organismo através da uretra e começam a se multiplicar na bexiga, podendo (ou não) se estender para outras partes do sistema urinário. Por esse motivo, os tipos de infecção urinária variam de acordo com o órgão ou local atingido. Veja quais são:
- Cistite: é a infecção urinária na bexiga ou no trato urinário inferior. Muitas vezes, o sangramento na urina é apenas um reflexo de lesões na mucosa da bexiga. Por isso, a cistite pode ser considerada o tipo mais comum de infecção urinária com sangue na urina (visto que atinge principalmente a bexiga). Além do sangramento na urina, mulheres que sofrem com a cistite ainda podem sentir outros sintomas, como ardência ao fazer xixi e muita vontade de urinar (mesmo sem ter urina acumulada).
- Uretrite: é o nome dado à infecção urinária na uretra, que pode ser causada por fungos, bactérias e vírus, incluindo agentes causadores de DST’s (como o vírus da herpes simples, por exemplo). Seus principais sintomas são dor ao urinar, vontade frequente de ir ao banheiro e, eventualmente, saída de uma secreção (mais comum nos homens e menos recorrente nas mulheres). O tratamento para uretrite costuma ser feito por meio de antibióticos;
- Pielonefrite: geralmente, se inicia na uretra e se expande até um ou ambos os rins. Embora o sangramento na urina ocorra com mais frequência na cistite, a urina com sangue (hematúria macroscópica) também pode acontecer em casos de pielonefrite. Os principais sintomas dessa infecção urinária incluem dor nas regiões lombar e pélvica, no abdômen e nas costas, urgência e dor ao urinar, febre, náuseas, entre outros. Quando não é tratada, a pielonefrite pode evoluir para uma doença renal crônica;
- Infecção nos ureteres: infecção urinária nos ureteres, que são os canais responsáveis por transportar a urina dos rins até a bexiga.
A infecção urinária é favorecida por hábitos prejudiciais à saúde íntima, como não fazer a higiene íntima correta e praticar relação sem camisinha. Para acabar com os sintomas desagradáveis da doença, é preciso seguir à risca as orientações médicas. Geralmente, o tratamento da infecção urinária é feito por meio de medicamentos antibióticos. Em situações mais graves, pode haver a necessidade de internação. Em caso de sintomas, não deixe de ir ao hospital para uma avaliação médica.
2. Algumas DSTs podem provocar dor ao urinar e sangramento
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são infecções transmitidas durante uma relação sexual sem proteção com uma pessoa portadora de tal condição. Nem sempre as infecções transmissíveis manifestam sintomas visuais, portanto, o preservativo é indispensável do início ao fim do ato sexual.
Algumas DST’s, como a clamídia e a gonorreia, apresentam o sangramento fora da menstruação e a dor no canal urinário como sintomas. Ambas as doenças são provocadas pela proliferação de bactérias e têm o antibiótico como principal tratamento.
Além do sangramento e dor ao urinar, outros sintomas de DST que merecem a sua atenção são: corrimento vaginal, mau cheiro na vagina, dor durante o sexo, surgimento de lesões e verrugas na região íntima, coceira na vagina e dor na região pélvica. Ao notar qualquer um destes sinais, é aconselhável buscar uma avaliação médica. Dependendo da DST em questão, o tratamento também pode ser feito via antibióticos
Veja também: Sangramento fora do período menstrual: ginecologista comenta possíveis causas
.
3. Cálculo renal também pode causar dor e dificuldade para urinar
Outros transtornos no trato urinário, como o cálculo renal ou pedra nos rins, também são capazes de provocar o sangramento na urina e a queimação ao urinar. Essas pedras acontecem quando pequenos cristais se aglomeram e ficam alojados nos rins (ou outras partes do sistema urinário). O episódio pode ser desencadeado pelo próprio processo de filtragem de sangue, quando há um excesso de substâncias como cálcio e ácido úrico, por exemplo (lembrando que os rins têm como principal função filtrar as impurezas presentes na corrente sanguínea e, desta forma, produzir a urina).
No caso do cálculo renal, o(a) paciente ainda pode sentir dor intensa no fundo das costas e vontade de vomitar. A consulta com um(a) médico(a) é essencial.
PRODUTOS Relacionados



