Do marrom ao vermelho: é normal que o sangue da menstruação mude de cor?
Do marrom ao vermelho: é normal que o sangue da menstruação mude de cor?
Qual é a cor normal da menstruação considerada normal?
“O normal é o vermelho vivo”, afirma a ginecologista. No entanto, cada uma de nós tem um organismo diferente e características próprias que podem influenciar na nossa saúde, e inclusive no ciclo menstrual. O mesmo vale quanto a cor da menstruação. O tom do sangue da menstruação pode variar um pouco entre cada pessoa, não existindo uma cor que deva ser exatamente igual para todas.
É normal que o sangue mude de cor? O que pode ter acontecido?
A mudança na cor do sangue pode ser muito normal, e está ligada à fase do período menstrual em que a mulher se encontra. No início, quando o período menstrual está começando, e no finalzinho, o tom do sangue vai ser diferente do vermelho vivo que caracteriza a fase mais intensa do fluxo. “O sangue pode ser desde amarronzado no início e no finalzinho, quando a quantidade de sangue é pequena, vermelho vivo e até mais rosado”, esclarece Camila.
Em quais casos a coloração pode indicar problemas com a saúde íntima?
Na maioria das vezes, a mudança na coloração é um fator natural do ciclo. Para descobrir se existe algum problema ligado a essa alteração é preciso avaliar alguns outros fatores. “Se o fluxo era de um jeito e de repente começa a vir muito, pode ser indicação de algum problema com a saúde íntima”, afirma ela. Além disso, o odor ruim também pode ser sinal de uma infecção vaginal.
Caso aconteça alguma mudança mais significativa, seja em relação a cor do sangue menstrual ou a qualquer outro aspecto, como o seu volume, cheiro ou duração, ela deve ser relatada ao ginecologista. Ele poderá avaliar com segurança se a mudança é normal ou se pode significar algum problema para tomar as medidas necessárias. Fique sempre atenta!
Camila Ramos, ginecologista e obstetra da Policlínica Granato
CRM: 5295691-0



