DIU: tudo o que você precisa saber sobre o método contraceptivo intrauterino
DIU: tudo o que você precisa saber sobre o método contraceptivo intrauterino
PRODUTO Relacionado

Tipos de DIU: a versão de cobre e o hormonal
O DIU de cobre não têm a presença de hormônios para bloquear a ovulação. Ele possui grande concentração de cobre, substância cria no útero uma toxicidade aos espermatozóides, impedindo que eles encontrem o óvulo para fecundar. Esse tipo de DIU, portanto, funciona quase que como um espermicida. Já o DIU hormonal aumenta a espessura do muco cervical com a liberação do hormônio sintético derivado da progesterona, também dificultando a passagem do espermatozóides. Ambos os tipos estão disponíveis no Brasil.
O DIU é essencialmente um método contraceptivo de longa duração. Assim, uma das características que distingue os tipos desse dispositivo é justamente esse tempo. Enquanto o DIU hormonal pode durar entre 3 e 5 anos, o DIU de cobre dura até 10. Esse fator torna o dispositivo intrauterino uma boa alternativa para mulheres que têm dificuldade de administrar o contraceptivo oral e costumam esquecer de tomar a pílula anticoncepcional. Para escolher qual método é o mais indicado para você, não se esqueça de conversar com o seu ginecologista.
A inserção do DIU é feita por um médico
Uma dúvida de muitas meninas está relacionada à inserção do DIU. O dispositivo deve ser inserido por um profissional, de preferência o seu ginecologista. Para isso, não é necessário passar por uma cirurgia e nem tomar anestesia, a menos que seja um pedido da paciente. O procedimento é rápido e pode gerar somente um pequeno desconforto. Normalmente, os primeiros dias podem ser marcados por cólicas, mas depois desse período, não é comum sentir a presença do DIU ou dores relacionadas ao contraceptivo. Se esse não for o caso, procure seu ginecologista para uma avaliação cuidadosa.
O corpo pode não se adaptar e expulsar o DIU
Por o DIU ser um objeto completamente novo no organismo, pode acontecer de o corpo expulsar o dispositivo em defesa. Essa é uma resposta simples do corpo ao dispositivo. Não é tão comum, mas se isso acontecer, procure imediatamente seu ginecologista para que ele possa colocar o objeto no lugar novamente ou avaliar a necessidade de procurar outros métodos contraceptivos.
Como saber se o DIU está no lugar certo?
A principal preocupação depois do DIU inserido é ter certeza de que ele está no local certo. Para isso, não tem muito mistério: se você estiver sentindo incômodos ou dores abdominais pode ser que o dispositivo tenha se deslocado. Ainda há casos em que o DIU pode chegar a espetar o músculo. Portanto, não se esqueça de consultar o seu ginecologista anualmente para que o profissional possa checar se o dispositivo está no lugar certo.
A menstruação para com o DIU?
A menstruação vai depender muito do tipo do DIU e também da resposta do organismo ao método. Com o DIU de cobre, a menstruação pode sofrer um leve aumento ou pode continuar igual, como o seu ciclo menstrual de costume. Já o DIU hormonal diminui os sangramentos, podendo até mesmo inibir completamente o período menstrual - o que faz ele ser a escolha de mulheres que querem reduzir o fluxo intenso ou parar de menstruar. Tudo isso varia de acordo com o organismo de cada uma.
Durante as relações sexuais, o DIU não traz incômodo
Você pode ter relações sexuais tranquila, porque o DIU não é sentido pelo seu parceiro e nem por você. Ele fica na cavidade uterina, bem acima do canal vaginal, e não mexe durante a penetração. Se isso acontecer, pode ser que o dispositivo tenha saído do lugar e, então, você deve procurar seu ginecologista para ajustar.
Mesmo usando o DIU, não se esqueça da camisinha
A principal função do DIU é impedir a gravidez, mas isso não impossibilita a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs. Essas patologias são transmitidas sempre que há o contato sexual com alguém contaminado por alguma doença, como clamídia, herpes e sífilis. A camisinha, assim, pode proteger esse contato e impedir o contágio. Não se esqueça dela!
Há possibilidade de engravidar usando o DIU?
Todos os métodos contraceptivos podem ser falhos e apresentar casos raros. Com o DIU não é tão diferente. Sempre haverá aquela possibilidade mínima de gravidez. Mas, indo ao ginecologista anualmente para checar a se o dispositivo está no lugar certo, as chances são mínimas.
PRODUTOS Relacionado




