DIU: como colocar? O que você precisa saber antes de investir no método contraceptivo
DIU: como colocar? O que você precisa saber antes de investir no método contraceptivo
PRODUTO Relacionado

Inserção do DIU é feita por um médico sem necessidade de cirurgia
O DIU é um contraceptivo inserido do útero da mulher por um profissional, de preferência o seu ginecologista. Antes da escolha, é importante conversar com o seu médico sobre seu histórico de saúde e qual o melhor método para você. Se você tem medo de como ele é colocado, pode ficar tranquila. A sua inserção é simples e feita por meio de exame ginecológico, em que o dispositivo é colocado dentro da cavidade uterina. O procedimento em si é rápido, mas pode gerar um desconforto em algumas mulheres. O seu efeito é imediato e a adaptação costuma ser rápida.
Tipos de DIU e os efeitos colaterais de cada um
Há dois tipos de DIU: o de cobre e o hormonal. O primeiro, como o nome sugere, tem uma haste revestida de cobre. Já o segundo, não possui cobre, mas um hormônio, o levonorgestrel, que vai sendo liberado no útero. A diferença também está na duração. Enquanto o DIU hormonal tem um tempo de duração de 5 anos, o de cobre chega até 10.
É possível que o DIU cause alguns efeitos colaterais dependendo do tipo que você escolher. O de cobre, pode aumentar o fluxo menstrual e causar mais cólicas. Já o hormonal reduz a menstruação e, em alguns casos, pode até suspende-la.
DIU funciona sozinho e pode ser usado em mulheres de qualquer idade
Entre as vantagens do DIU estão a alta eficácia e longa duração. Ele funciona sozinho e não precisa ser trocado frequentemente. Mesmo assim, é fundamental fazer um acompanhamento de no mínimo uma vez ao ano.
A regularidade da troca do DIU depende da validade e do próprio desejo da mulher. No ato da retirada, outro já pode ser colocado de novo no mesmo dia. Aliás, outro fator importante é ele pode ser usado em qualquer idade. Consulte sempre um ginecologista para saber qual o método contraceptivo mais indicado para você.
DIU não previne nenhum tipo de DST
Por ficar dentro do útero, não é possível sentir a presença do DIU durante o sexo. Mas é importante ficar atenta: se sentir algum incômodo e suspeite que seja por conta do DIU, talvez ele tenha saído do lugar. Nesse caso é preciso procurar um ginecologista.
Mesmo sendo muito eficaz como contraceptivo, o DIU não previne doenças sexualmente transmissíveis, por isso, não esqueça de usar camisinha.
PRODUTOS Relacionado




