Menstruação e escapes: qual é a diferença entre esses sangramentos?
Menstruação e escapes: qual é a diferença entre esses sangramentos?
Escape é a o mesmo que menstruação?
“Escape são sangramentos em pequena quantidade, fora do período menstrual. Geralmente duram no máximo dois, três dias, e o sangramento geralmente não é vermelho vivo, tem uma cor mais acastanhada”, explica a ginecologista Amanda Volpato.
Quando o escape acontece? Pode ser sinal de algum problema?
Segundo a médica, o escape pode acontecer principalmente por alterações hormonais causadas durante o uso de pílula anticoncepcional ou devido ao uso do DIU hormonal. Neste caso, não é necessário se preocupar. Ter sangramentos leves quando se usa anticoncepcional é comum e não significa que a medicação esteja fraca. Porém, se persistir por vários meses pode ser necessário trocar a pílula. Converse com seu ginecologista para avaliar a necessidade.
Para a especialista, algumas mulheres apresentam escapes durante a nidação do embrião, ou seja, durante a fase de implantação do embrião no útero, indicando uma gravidez (geralmente 2 ou 3 dias depois da relação sem proteção). Em caso de suspeita de gestação, o ideal é esperar um atraso menstrual superior a 15 dias para então fazer o exame de sangue.
Miomas e pólipos endometriais também podem ser a causa do sangramento leve, por isso, fique alerta: sempre na presença desses tipos de sangramento é indicado procurar seu ginecologista!
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Amanda Volpato Alvarez - Medicina Reprodutiva – Ginecologista – Obstetra
Faz parte da equipe médica do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia)
CRM: 122447



