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Dicas simples para driblar os sintomas da TPM. Veja se funcionam com você!

Dicas simples para driblar os sintomas da TPM. Veja se funcionam com você!

Meninas, convenhamos: nós somos muito poderosas! Todo mês passamos dias de TPM e, depois disso, mais alguns de menstruação. É, sabemos bem que lidar com os sintomas que aparecem antes do sangramento pode ser chato. E se contássemos que existem formas de diminuir e até driblar esses efeitos da Tensão Pré-Menstrual? Bem, não é como um passe de mágica, mas, com as dicas do ginecologista Carlos Moraes, descobrimos algumas formas de amenizar os sintomas da TPM!

 

Os sintomas da TPM são variados

 

Os sintomas da TPM costumam ser bem variados, já que eles mexem com muitas partes do organismo. Além disso, cada mulher os sente de uma forma. Mas, no geral, o mais comum é a alteração de humor que acontece devido às mudanças hormonais, como o aumento dos níveis da progesterona e da testosterona. Algumas mulheres também experienciam fadiga, retenção de líquido, estresse, fome excessiva e também perda de apetite.

 

Praticar exercício físico é uma boa pedida

 

Sair do cobertor quentinho e colocar uma roupa confortável para fazer exercício pode parecer difícil, mas vai te ajudar muito, principalmente durante a TPM. “O exercício não só alivia o corpo, com a diminuição de dores e inchaços, como também o emocional, pois libera hormônios ligados ao prazer, aliviando a ansiedade e a irritabilidade”, explica o profissional. Durante esse período, atividades mais leves são recomendadas, como caminhadas, natação ou yoga.

 

Tenha cuidado com a sua alimentação

 

Tudo no organismo está conectado! E isso inclui os sintomas da TPM e a alimentação. Por isso, Dr. Carlos também indica comer de forma mais saudável. “É importante ter uma alimentação equilibrada no dias anteriores ao ciclo, evitando cafeína e muito sal”, recomenda. Legumes e frutas, por exemplo, ajudam a diminuir as constantes alterações de humor. Enquanto alimentos com muito sódio, como macarrão instantâneo e alimentos congelados, podem causar inchaço.

 

Lembre-se de se divertir

 

O principal é não deixar de viver sua vida normalmente! A TPM passa em alguns dias e você não precisa ficar deitada na cama. Saia com suas amigas, vá ao cinema ou à praia. Se preferir ficar em casa, ler um livro que te acalme ou assistir uma série ou filme que te faça rir também pode ajudar bastante! Podem parecer coisas pequenas, mas esses pequenos comportamentos podem melhorar seu humor pelo resto do dia. ;)

 

Se preciso, vá ao ginecologista

 

Quando os sintomas estiverem muito fortes, vale dar uma conferida com o ginecologista para se certificar de que está tudo dentro da normalidade. Você pode também conversar com ele sobre a possibilidade de aliviar os sintomas de forma médica. “Nos casos de sintomas mais acentuados, pode-se recorrer ao uso de anticoncepcional, sempre orientado pelo médico”, comenta. Pílulas anticoncepcionais têm propriedades que fazem os sintomas da TPM ficarem mais brando e também regulam o período e fluxo menstrual. Verifique com o seu ginecologista essa opção.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dr. Carlos Moraes - Ginecologista
CRM-SP - 72068

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