Dias férteis: veja como identificar e calcular o período fértil
Dias férteis: veja como identificar e calcular o período fértil
PRODUTO Relacionado

Criar um calendário menstrual no celular é simples e prático para acompanhar as fases do ciclo menstrual até que chegue no dia fértil. Além disso, também é possível calcular o período fértil em uma agenda ou onde você preferir com uma conta fácil.
Veja também: Ciclo menstrual: o que é, como funciona, quando começa, fases e características
Veja como calcular os dias férteis nos ciclos regulares de 28 e 30 dias
Antes de calcular, é importante deixar claro: quando falamos de ciclo menstrual, estamos lidando com mulheres com características reprodutivas individuais e, portanto, intervalos cíclicos distintos. Sendo assim, falaremos aqui de números que podem variar para cada mulher. É preciso calcular quantos dias dura o seu ciclo menstrual para descobrir quando é o período fértil.
Se você tem o hábito de anotar as datas da menstruação, conte a partir do primeiro dia da menstruação até o primeiro dia da menstruação do mês seguinte. Essa é a duração do seu ciclo menstrual. Para confirmar, faça este cálculo durante 3 meses e veja se a duração se repete. Se forem diferentes, você pode criar uma média.
Aqui, vamos considerar um ciclo regular de 28 dias para ensinar como calcular o período fértil, pois essa é a duração média considerada pelos ginecologistas.
Nos ciclos regulares de 28 dias (média considerada pelos ginecologistas), a ovulação acontece cerca de 14 dias após a chegada da menstruação (incluindo o primeiro dia do fluxo menstrual). Este é o seu dia mais fértil do mês, portanto, o dia ideal para se ter relação sexual, caso planeje engravidar agora. Já o período fértil é considerado 3 dias antes da ovulação (14° dia) e 3 dias depois, totalizando aproximadamente 6 dias.
O cálculo do período fértil nos ciclos de 30 dias é o mesmo. A diferença é que nesses casos, a ovulação pode acontecer no 16° dia. Assim, basta 3 dias antes e 3 dias depois para saber a duração do seu período fértil depois da menstruação.
Veja como calcular período fértil no ciclo irregular
Calcular período fértil no ciclo regular é delicado, pois nem sempre a ovulação acontece na mesma data. Uma dica é ficar atenta aos sinais que o corpo manifesta quando está ovulando, como aumento da secreção vaginal, dor parecida com a cólica no baixo ventre e aumento da libido.
Outra forma de identificar os dias férteis nos ciclos irregulares é fazer uma média entre a duração de três ciclos seguidos e subtrair 14 do valor total. O resultado será a possível data da ovulação.
Por exemplo, se você teve 3 ciclos seguidos de 30, 35 e 28 dias, a conta fica:
30+35+28= 93; -> Soma de 3 ciclos menstruais
93÷3=31 -> Será a duração média do ciclo menstrual
31-14=17 -> A ovulação ocorrerá no 17° dia após o primeiro dia da menstruação e o período fértil será entre os dias 14 e 20 do mês.
Você também pode identificar a ovulação e período fértil do ciclo irregular fazendo o acompanhamento de 6 ciclos menstruais seguidos. Depois, separe o mais curto e o mais longo e subtraia 18 do de menor duração e 13 do de maior.
É importante ressaltar que para os ciclos irregulares, esses cálculos não são exatos e, por isso, quem busca calcular o período fértil para evitar uma gravidez deve adotar métodos contraceptivos.
Sintomas da ovulação e período fértil podem ser identificados no ciclo menstrual
O período fértil feminino é marcado por dois sintomas principais: aumento da libido e da secreção vaginal. Os dois acontecem devido ao aumento do nível de estrogênio durante a fase ovulatória. A secreção transparente abundante é o primeiro sinal de que a mulher está entrando no período fértil. O fluido é transparente, sem cheiro e tem um aspecto semelhante à clara de ovo.
A libido, por sua vez, está relacionada ao aumento do estradiol. O hormônio é responsável pelo desejo sexual e faz com que a mulher se sinta mais estimulada a ter relações sexuais. Além dos sintomas já citados, também é possível perceber um pequeno aumento da temperatura corporal em torno de 0,3 a 0,8ºC. A pele tende a ficar mais oleosa, favorecendo o aparecimento de pequenas espinhas na região do queixo e bochecha.
Por fim, algumas mulheres sentem uma dor no baixo ventre, conhecida como dor de ovulação. Ela acontece por conta do rompimento do ovário durante a liberação do óvulo. A dor é semelhante a uma pontada na região do abdômen e costuma durar apenas um dia. Um sangramento de ovulação também pode ocorrer devido ao rompimento.
Ovulação e período fértil não são iguais: entenda a diferença
Por acontecerem simultaneamente, é muito comum as mulheres pensarem que a ovulação e o período fértil são a mesma coisa. A ovulação é o momento em que o óvulo é liberado por um dos ovários e é considerada um evento pontual do ciclo menstrual. O período fértil, por sua vez, é um intervalo de dias em que a mulher tem mais chances de engravidar por conta da sua proximidade com a data da ovulação. Ele começa antes da ovulação e dura até dois dias após o período ovulatório, ou seja, a ovulação ocorre dentro do período fértil.
Embora não há chances de engravidar sem a liberação do óvulo, os três antes da ovulação também são considerados dias férteis. Isso porque mesmo que o óvulo tenha um tempo de vida de até 24 horas, o espermatozóide consegue ficar até cinco dias vivo dentro do corpo da mulher. Sendo assim, as relações sexuais poucos dias antes da ovulação também podem resultar em uma gravidez.
PRODUTOS Relacionado




