Diário em tópicos: veja o que é e como fazer o famoso bullet journal
Diário em tópicos: veja o que é e como fazer o famoso bullet journal
PRODUTO Relacionado

Para que serve o bullet journal?
O bullet journal também pode ser chamado de diário de tópicos, e serve não só para programar os planos futuros, mas também para organizar o presente e servir como um lugar de consulta sobre o passado. Ele é ideal também para quem costuma escrever várias listas, que acabam se perdendo em meio a tantos cadernos e blocos de notas no computador e celular. Nele você pode reunir anotações de compromissos importantes, tarefas do trabalho, planos de próximas viagens, controlar o seu orçamento, anotar filmes e livros que você quer assistir… A utilidade dele vai depender da sua vontade, e deve se adequar às suas necessidades.
Saiba quais são os materiais necessários
A primeira coisa que você precisa para começar o seu bullet journal é um caderno. Ele não pode ser muito grande, porque você vai andar sempre com ele, mas também não muito pequeno, senão pode ficar desorganizado. O tipo de pauta também é uma decisão a ser tomada. Para quem está fazendo este diário pela primeira vez, é melhor apostar no caderno com pauta, que fica mais fácil para se orientar na hora de escrever. Ele pode ser quadriculado, com linhas retas, ou ainda do tipo pontilhado. Além disso, você vai precisar também de canetas coloridas ou marcadores de texto, que vão servir para organizar por cores. Post-it também podem ser usados!
Fazendo bullet journal
Agora que você já tem um caderno e canetas, está na hora de começar o trabalho. A primeira coisa que deve ser feita é uma espécie de sumário, aonde você vai anotando ao longo do tempo o número das páginas em que cada lista ou calendário vai ficar. Não esqueça que todas as páginas devem ser numeradas! Depois disso, você pode criar uma página com a legenda dos símbolos. Por exemplo, um círculo pequeno pode significar “tarefas a cumprir”, e um “x” marcar as tarefas que já foram feitas.
Agora chegou o momento de decidir as divisões que você vai usar no seu bullet journal. É interessante ter um calendário anual, para grandes eventos, um calendário mensal e uma lista de tarefas de cada mês. Depois, você pode também fazer um calendário semanal, e detalhar nele as tarefas e anotações de cada dia. Outro calendário muito comum é o de “hábitos”, no qual você pode montar o seu mês e usar cores diferentes para marcar em quais dias você foi na academia, leu um livro, saiu com os amigos… O que você quiser! Isso serve para você ter acesso aos seus hábitos de forma organizada, e saber caso precise mudá-los. Além disso, você ainda pode criar páginas para qualquer assunto que quiser, como lista de séries para assistir, lugares para conhecer…
Não é tão difícil assim!
Por mais que o diário em tópicos possa parecer um pouco complicado, ele não precisa ser assim! Você não precisa começar com nada muito elaborado ou cheio de desenhos, e o tempo que vai gastar com ele só depende de você. Ele não deve ser uma complicação na sua vida, mas sim o jeito de deixá-la mais prática e organizada!
PRODUTOS Relacionado




