Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Diário da menstruação: 4 motivos para fazer o seu!

Diário da menstruação: 4 motivos para fazer o seu!

Você já ouviu falar no diário de menstruação? Só pelo nome já dá para ter uma ideia do que se trata. Ele serve para registrar todas as informações e detalhes sobre o seu ciclo menstrual, que, ao contrário do que muita gente pensa, não se resume apenas à menstruação.

 

Veja também: Diário da menstruação: 6 aplicativos para acompanhar o seu ciclo menstrual

 

O ciclo reprodutivo é dividido em três fases distintas (folicular, ovulatória e lútea) e, em cada uma delas, o corpo da mulher manifesta sintomas diferentes. É muito importante estar atenta a esses pontos para identificar possíveis alterações o quanto antes e dar início ao devido tratamento, caso seja necessário. 

 

Se você ainda não está convencida a apostar no diário da menstruação, aqui é o seu lugar. Pensando justamente nas indecisas, o Só Delas reuniu 4 motivos para fazer um diário menstrual. Confira: 

 

1. Ajuda na consulta com ginecologista

 

No diário menstrual, você pode registrar informações como data de chegada e término das menstruações, intensidade do fluxo menstrual, presença (ou não) de corrimento na calcinha, entre outros sintomas que podem vir a aparecer ao longo do mês. Com acesso a todos esses detalhes, o trabalho do(a) ginecologista será bem mais fácil. 

 

E não somente no que diz respeito ao diagnóstico de doenças, ok? Saber como é o seu padrão menstrual pode ajudar em diversos assuntos, desde a compreensão sobre os incômodos da TPM até a escolha do melhor método contraceptivo

 

2. Você entende melhor como seu corpo funciona

 

Você já deve ter percebido como o nosso corpo muda ao longo do ciclo menstrual. Em alguns dias do mês, a mulher se sente mais disposta e confiante. Já em outros, a tendência é ficar mal-humorada e sem vontade de sair da cama. Se identificou? Pois é, você não está sozinha! 

 

Isso acontece devido às oscilações hormonais características das fases do ciclo (fase folicular, ovulação e fase lútea) e, embora seja inevitável, é algo que pode ser contornado. Ao anotar todas as variações de humor e sintomas físicos sentidos ao longo do mês, você passa a conhecer melhor o seu organismo e aprende a lidar de forma mais prática com essas mudanças. É tudo uma questão de autoconhecimento, viu? 

 

3. Você pode se preparar para cada fase do ciclo

 

Quem nunca foi pega desprevenida pela chegada da menstruação que atire a primeira pedra! Até mesmo em mulheres com o ciclo menstrual regular, é normal se distrair com as atividades do dia-a-dia e acabar esquecendo que o bendito período menstrual está por chegar. 

 

Com o diário menstrual, isso dificilmente vai acontecer. Afinal, você já terá o hábito de anotar como está se sentindo todos os dias e, consequentemente, sempre estará por dentro do seu ciclo menstrual. Sem contar que, com ele, você pode fazer uma média da duração dos seus últimos ciclos e prever a data de chegada da sua menstruação. 

 

Sabendo que o fluxo menstrual está chegando, você pode se preparar colocando o CAREFREE® Proteção para proteger a calcinha no primeiro dia de fluxo leve, quando é apenas um borrão. Essa versão de protetor diário tem uma película protetora desenvolvida justamente para reter escapes menstruais e fluxos leves e, por isso, pode ser o seu grande aliado neste período do mês. 

 

A partir do primeiro dia de fluxo intenso, substitua o protetor diário por um absorvente de sua preferência. A linha SEMPRE LIVRE® Adapt Plus tem modelos recomendados para todas as intensidades do fluxo e é justamente o que você precisa para passar pela menstruação com conforto e segurança.

 

4. É fácil de usar

 

Fazer um diário de menstruação pode ser mais fácil do que você imagina. Para quem gosta de se organizar melhor, vale investir em um caderninho ou bloco de anotações destinado especialmente aos registros sobre o ciclo menstrual. Para quem preferir contar com a tecnologia, também rola apostar em aplicativos de menstruação que funcionam muito bem como diário menstrual. 


O mais importante é anotar absolutamente todos os detalhes referentes ao ciclo menstrual: data de chegada e duração da menstruação, sintomas da TPM, sintomas do período fértil e, é claro, alterações fora do habitual.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • PRIMEIRA VEZ
    Medo de ir ao ginecologista? Não precisa! Saiba o que esperar de uma primeira consulta
    A primeira ida ao ginecologista gera um certo receio em muitas garotas, mas não há motiv..
  • PRIMEIRA VEZ
    1º dia de aula na faculdade: a blogueira Natalia Salvador contou como encarou o medo e deu dicas de como lidar com essa mudança
    Uma das maiores mudanças do início da nossa vida adulta é a entrada para a universidade..
  • PRIMEIRA VEZ
    5 coisas que ninguém te contou sobre sua primeira menstruação
    A primeira menstruação acontece de forma inesperada, já que, na maioria das vezes a gen..
  • PRIMEIRA VEZ
    Intercâmbio: blogueira Paola Piola conta sobre a 1ª vez que lidou com a independência em outro país
    Fazer intercâmbio é o sonho de muitas adolescentes, principalmente depois dos 18 anos, q..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >