Método contraceptivo diafragma: o que é, como funciona e passo a passo para colocá-lo
Método contraceptivo diafragma: o que é, como funciona e passo a passo para colocá-lo
O diafragma funciona como uma barreira
O diafragma deve ser colocado no fundo da vagina, como se fosse um absorvente interno. Dessa forma, ele bloqueia a passagem do esperma, impedindo o contato com o útero da mulher. Mas, como todos métodos contraceptivos, o diafragma apresenta vantagens e desvantagens. “Tem a vantagem de não ter hormônios, protege ainda contra algumas infecções uterinas e pélvicas, embora não proteja contra todas as DSTs”, explica ele. Como o contágio das DSTs se dá apenas pelo contato, a barreira de silicone não é eficaz nesse sentido.
Passo a passo para colocar o diafragma
O primeiro passo para fazer uso do diafragma é ir ao ginecologista. O profissional irá te examinar e determinar qual o tamanho adequado do diafragma para sua vagina. Tamanhos muito grandes podem ser prejudiciais à saúde da mulher. Já em casa, vá a um lugar em que você se sinta confortável para colocá-lo. Em seguida, siga o passo a passo:
- Lave as mãos
- Passe pomada espermicida nele e nas bordas da vagina
- Abra as pernas como se fosse colocar um absorvente interno
- Dobre-o e insira dentro da vagina
- Ajuste as bordas com os dedos
- Remova-o depois de 8 a 12 horas após a relação
O diafragma pode permanecer na vagina por, no máximo, 24 horas. Mas, depois da transa, precisa ser retirado apenas depois de 8 horas. A mulher deve aguardar esse tempo para ter a certeza de que nenhum resquício da ejaculação masculina fique no canal vaginal.
Há contraindicações para o uso do diafragma?
O diafragma é indicado para a maioria das mulheres, sem contraindicações. Apesar disso, existem exceções e casos específicos. “Pacientes com alergia a látex e em vigência de infecção pélvica, uterina ou vaginal não pode usar, explica. A barreira contraceptiva também não deve ser usada durante a menstruação, já que iria reter o sangramento, e mulheres virgens também não são recomendadas para usar o diafragma.
Cuidados higiênicos e de armazenamento após o uso
Depois de ter esperado as 8 horas após a relação, a mulher deve manter os cuidados higiênicos com o diafragma. “Deve ser retirado e higienizado com água e sabão, podendo ser feito no banho e guardado na caixa para conservar”, recomenda. O ginecologista também indica que, após o uso, seja analisado o estado da barreira, uma vez que ela pode ser danificada ou apresentar furos. O normal é que esse método contraceptivo seja trocado a cada 3 anos, em média.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dr. Rogério Leão - Ginecologista e Obstetra do IPGO (Inst. Paulista de Ginecologia e Obstetrícia) e Médico Assistente na área de Ginecologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM/ UNICAMP)
CRM: 104.152



