Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Dia da Saúde e Nutrição: profissional comenta a importância da alimentação equilibrada e saudável para conter os efeitos da TPM

Dia da Saúde e Nutrição: profissional comenta a importância da alimentação equilibrada e saudável para conter os efeitos da TPM

A tensão pré-menstrual, mesmo sendo uma velha conhecida nossa, sempre causa incômodos quando surge. Tudo isso porque ela provoca alguns sintomas como inchaço, dores de cabeça e nos seios, e humor alterado, que pode ser mais constante em umas mulheres do que em outras. Para que esses sintomas sejam amenizados, ou para que você não seja tão atingida por eles, é importante cuidar muito bem da sua alimentação. Na semana do dia da Saúde e Nutrição, comemorado dia 31 de março, convidamos a nutricionista Monica Marinho para explicar a correlação de uma alimentação saudável e a TPM.

 

Como a alimentação está relacionada à TPM?

 

Como já dizia a nossa mãe, “Nós somos o que comemos”, e a nutricionista afirma que essa frase é mais verdadeira do que realmente parece. “Todos esses sintomas acontecem, pois com o consumo de diversos tipos de produtos, sendo em sua maioria industrializados e não naturais, temos um aumento da retenção de líquido em nosso organismo. Produtos com alto teor de açúcar, cafeína, chá, refrigerantes a base de cola, gorduras saturadas, alimentos com excesso de sal, processados e cheios de aditivos químicos aumentam os sintomas da TPM ”, explica a profissional.


 

Todas as mulheres possuem os mesmos sintomas de TPM?

 

Não mesmo! Segundo Monica, alguns estudos recentes apontam que nós, mulheres ocidentais, somos mais  propensas a sofrer com a TPM do que as mulheres orientais. A explicação para isso está diretamente envolvida com a alimentação. “Enquanto as mulheres ocidentais consomem mais produtos industrializados, as orientais possuem uma alimentação mais natural, o que alivia e previne os sintomas da TPM”, afirma. Sendo assim, a dieta indicada para aliviar e prevenir a TPM consiste em evitar alimentos que pioram  seus sintomas. Tá vendo como é importante comer aqueles legumes que você sempre dispensa?

 

Quais os alimentos que combatem os sintomas da TPM?

 

Alguns alimentos podem ajudar a minimizar os sintomas que nos atingem nesse período do mês. O certo é que frutas e legumes estão em peso nesta lista feita pela nutricionista que com toda a certeza irá te ajudar! Confira abaixo:

 

- Banana, figo e aveia: Esses alimentos são ricos em magnésio, que mantém o equilíbrio das células e controla a inibição da progesterona. “A diminuição desse hormônio ameniza os sintomas do período menstrual”, explica a profissional.

 

- Cereais integrais, grãos e  castanhas:  “Esses alimentos são muito importantes, pois estimulam a produção da serotonina, hormônio liberado quando comemos chocolate. Ela nos ajuda aliviar sintomas físicos e emocionais da TPM, como o mau humor e a dor nos seios,” comenta Mônica. A dica é você trocar o chocolate por esses alimentos,pois eles possuem menos gordura e são melhores para a saúde.

 

- Pão integral: O pão integral é um carboidrato complexo. Os carboidratos complexos na TPM mantêm os níveis de insulina controlados e estabilizam humor e ansiedade.

 

- Vegetais verde-escuros, leite e iogurte: Esses alimentos ajudam no controle da TPM, pois são ricos em cálcio, que segundo pesquisas, pode diminuir em até 50% os sintomas pré-menstruais.

 

- Salsinha, salsão, abacaxi, melancia e melão: São diuréticos, o que evita a retenção de líquidos e, consequentemente, diminui o inchaço típico da TPM.


Monica Marinho - Nutricionista 
CRN 87100085
 

Bottom_OB_celebration

tag_sempre_banner tag_sempre_banner_mob

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
    A assadura na virilha feminina pode coçar, arder, causar feridas na pele da região e...
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
  • SE CUIDA!
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
    A pílula do dia seguinte é um método de emergência que só deve ser utilizado em casos...
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
  • Menstruação
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
    Você sabia que, assim como a TPM (Tensão Pré-Menstrual), o período fértil também provoca...
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
  • SE CUIDA!
    O que pode causar escape menstrual?
    É normal ter escape menstrual em circunstâncias específicas, como quando a mulher é...
    O que pode causar escape menstrual?
  • VER TODAS >