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Dia da Saúde e Nutrição: profissional comenta a importância da alimentação equilibrada e saudável para conter os efeitos da TPM

Dia da Saúde e Nutrição: profissional comenta a importância da alimentação equilibrada e saudável para conter os efeitos da TPM

A tensão pré-menstrual, mesmo sendo uma velha conhecida nossa, sempre causa incômodos quando surge. Tudo isso porque ela provoca alguns sintomas como inchaço, dores de cabeça e nos seios, e humor alterado, que pode ser mais constante em umas mulheres do que em outras. Para que esses sintomas sejam amenizados, ou para que você não seja tão atingida por eles, é importante cuidar muito bem da sua alimentação. Na semana do dia da Saúde e Nutrição, comemorado dia 31 de março, convidamos a nutricionista Monica Marinho para explicar a correlação de uma alimentação saudável e a TPM.

 

Como a alimentação está relacionada à TPM?

 

Como já dizia a nossa mãe, “Nós somos o que comemos”, e a nutricionista afirma que essa frase é mais verdadeira do que realmente parece. “Todos esses sintomas acontecem, pois com o consumo de diversos tipos de produtos, sendo em sua maioria industrializados e não naturais, temos um aumento da retenção de líquido em nosso organismo. Produtos com alto teor de açúcar, cafeína, chá, refrigerantes a base de cola, gorduras saturadas, alimentos com excesso de sal, processados e cheios de aditivos químicos aumentam os sintomas da TPM ”, explica a profissional.


 

Todas as mulheres possuem os mesmos sintomas de TPM?

 

Não mesmo! Segundo Monica, alguns estudos recentes apontam que nós, mulheres ocidentais, somos mais  propensas a sofrer com a TPM do que as mulheres orientais. A explicação para isso está diretamente envolvida com a alimentação. “Enquanto as mulheres ocidentais consomem mais produtos industrializados, as orientais possuem uma alimentação mais natural, o que alivia e previne os sintomas da TPM”, afirma. Sendo assim, a dieta indicada para aliviar e prevenir a TPM consiste em evitar alimentos que pioram  seus sintomas. Tá vendo como é importante comer aqueles legumes que você sempre dispensa?

 

Quais os alimentos que combatem os sintomas da TPM?

 

Alguns alimentos podem ajudar a minimizar os sintomas que nos atingem nesse período do mês. O certo é que frutas e legumes estão em peso nesta lista feita pela nutricionista que com toda a certeza irá te ajudar! Confira abaixo:

 

- Banana, figo e aveia: Esses alimentos são ricos em magnésio, que mantém o equilíbrio das células e controla a inibição da progesterona. “A diminuição desse hormônio ameniza os sintomas do período menstrual”, explica a profissional.

 

- Cereais integrais, grãos e  castanhas:  “Esses alimentos são muito importantes, pois estimulam a produção da serotonina, hormônio liberado quando comemos chocolate. Ela nos ajuda aliviar sintomas físicos e emocionais da TPM, como o mau humor e a dor nos seios,” comenta Mônica. A dica é você trocar o chocolate por esses alimentos,pois eles possuem menos gordura e são melhores para a saúde.

 

- Pão integral: O pão integral é um carboidrato complexo. Os carboidratos complexos na TPM mantêm os níveis de insulina controlados e estabilizam humor e ansiedade.

 

- Vegetais verde-escuros, leite e iogurte: Esses alimentos ajudam no controle da TPM, pois são ricos em cálcio, que segundo pesquisas, pode diminuir em até 50% os sintomas pré-menstruais.

 

- Salsinha, salsão, abacaxi, melancia e melão: São diuréticos, o que evita a retenção de líquidos e, consequentemente, diminui o inchaço típico da TPM.


Monica Marinho - Nutricionista 
CRN 87100085
 

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