Dia da Mulher: 4 motivos para amar a sua existência todos os dias!
Dia da Mulher: 4 motivos para amar a sua existência todos os dias!
Veja 4 motivos para amar a sua própria existência nesse Dia da Mulher e em todos os outros momentos da sua vida:
1) Você é forte! Nunca se esqueça disso
Ser mulher é sinônimo de força! O Dia Internacional da Mulher está aí para não nos deixar esquecer. A data é um marco na luta por direitos humanos e, no Brasil, é comumente associada ao incêndio ocorrido no dia 25 de março de 1911 em uma fábrica norte-americana, no qual 125 operárias foram mortas. O evento é conhecido por revelar às péssimas condições enfrentadas pelas mulheres durante a Revolução Industrial, mas, está longe de ser o único episódio da luta pelos direitos da mulher.
Toda vez que você se sentir fraca, incapaz e até mesmo inferior, lembre-se das mulheres guerreiras (inclusive da sua família) que vieram antes de você e de como o seu papel no mundo pode fazer a diferença para várias meninas no futuro. Somos fortes só por existir. É verdade que já avançamos muito, porém, ainda é preciso resistir e enfrentar muitos obstáculos pela frente. Nunca se esqueça da sua força e do seu poder de transformar as pessoas e as circunstâncias ao seu redor.
2) Sua trajetória é única e exclusivamente sua! Deixe as comparações de lado
Se comparar com outras mulheres é uma verdadeira pedra no caminho do amor próprio. Não entre nessa furada! Ao entender que cada pessoa possui uma trajetória única, você vai estar a um passo mais próxima da tão desejada autoestima. As suas experiências fazem com que você vivencie as circunstâncias de forma diferenciada. Ninguém é igual a ninguém e, portanto, não é justo comparar as suas conquistas e privilégios com os de outra pessoa.
Quando o assunto é a luta feminista, é importante compreender que não existe apenas um feminismo. Mulheres por todo o mundo devem lidar com contextos, situações sociais e opressões distintas. Por isso, todas merecem o devido respeito e admiração, incluindo você. Essa ideia de que devemos ser rivais em busca da validação masculina é bastante antiga e pode ser considerada uma das principais estratégias do patriarcado. Abrace a sua personalidade e o seu jeitinho único de ser! Não tem fórmula do sucesso mais simples que essa.
Veja também: Os termos do feminismo que você precisa conhecer
3) Se empoderar é também empoderar outras mulheres
Que tal ser um exemplo de mulherão para as amigas? O empoderamento feminino tem tudo a ver com o incentivo a outras mulheres. Quando dominamos a nossa própria força, respeitamos os próprios limites e não aceitamos menos do que o justo, as pessoas ao nosso redor tendem a se inspirar e seguir o mesmo caminho. Todo esse processo também inclui a busca constante pelo amor próprio, é claro!
Por isso, deixe a tristeza para os dias de TPM! Quando acordar meio para baixo, lembre-se que você também pode ser um modelo para outras mulheres. E, se ainda assim estiver difícil se livrar da famigerada insegurança, inverta essa linha de raciocínio em pense em todas as manas incríveis que lutam diariamente para acabar com esse tipo de sentimento. Juntas somos mais fortes!
Veja também: Sororidade só entre amigas? É preciso pensar sobre isso
4) Se amar é um ato político!
Ninguém é obrigada a acordar feliz consigo mesma todos os dias. É normal ter momentos de desânimo e até mesmo descontentamento com a nossa imagem. Porém, essas fases ruins não podem se sobrepor aos momentos em que você está em paz com o próprio corpo. Mais do que isso: é preciso entender porque esse padrão de perfeição inalcançável é vendido para as mulheres a todo segundo!
Do feed do Instagram às capas de revista: a oferta exacerbada de recursos estéticos, como dietas milagrosas e a tão falada harmonização facial, faz o possível para te convencer de que esses artifícios são necessários para a sua autoaceitação. Por essas e outras, se amar e abraçar até mesmo as suas imperfeições (se é que podemos chamar assim) é um verdadeiro ato político! Até porque, do que adianta encher a amiga gorda de elogios se, a cada quilinho ganho, você entra em uma crise de insegurança?
O discurso de aceitação de todos os corpos precisa sair da teoria e se transformar em prática. Lembrando que isso não está restrito à aparência física! Mulheres recebem o dobro (ou muito mais que isso) de cobrança em todos os aspectos, desde o físico até o profissional e familiar. Portanto, ame a sua existência e dê início a sua própria revolução.
Veja também: Documentários sobre feminismo que você não pode deixar de ver
PRODUTOS Relacionados



