Descubra qual atividade física pode te ajudar a amenizar os sintomas da menstruação
Descubra qual atividade física pode te ajudar a amenizar os sintomas da menstruação
PRODUTO Relacionado

Dança alivia a cólica: escolha o seu ritmo favorito e movimente o quadril!
A dança é capaz de melhorar o nosso humor mesmo nos piores dias e, durante a TPM, não poderia ser diferente. Seja em casa, na academia ou em qualquer outro lugar, dançar alivia o estresse, ajuda na circulação sanguínea e libera diversos hormônios de felicidade. Entre eles, podemos citar: endorfina, dopamina e serotonina.
Sintomas como irritabilidade e má disposição serão os primeiros a desaparecer após a sua performance de dança em algum ritmo bem animado. Além de provocar um grande gasto calórico, o exercício também pode combater a sensação de tristeza e dar um up na autoestima. Tá esperando o que pra mexer esse quadril?
Veja também: Dança, corrida, yoga: confira dicas para escolher uma atividade física que combine com o seu estilo de vida
Yoga e a TPM: a prática milenar ajuda a equilibrar as emoções
A prática do yoga (ou ioga) tem o poder de harmonizar o corpo e conectar nossa mente com a nossa respiração. O conjunto de exercícios existe há mais de 5 mil anos e reúne conceitos como meditação, postura e técnicas de inspiração e aspiração. Durante o período pré-menstrual, prefira posições gentis e evite posturas que exijam muito do seu corpo.
Exercícios rigorosos demais podem acabar obstruindo o fluxo menstrual em vez de aliviar o desconforto. A ideia é relaxar e encontrar um equilíbrio emocional neste período de tanta sensibilidade. Asanas de flexão para trás, torções e inversões podem ser bastante eficientes para acalmar o sistema nervoso.
Veja também: Yoga ajuda a aliviar cólicas menstruais: veja os benefícios da prática durante a menstruação!
Pilates alivia os sintomas da TPM ao melhorar a circulação sanguínea e reduzir o inchaço
Uma das principais vantagens do pilates para a TPM é a melhora do fluxo sanguíneo. Além disso, a atividade também pode diminuir o inchaço, reduzir o estresse e ansiedade típicos deste período, diminuir as dores no corpo e melhorar as alterações de humor. Outra vantagem do exercício, que trabalha bastante o sistema respiratório, é a liberação da endorfina (hormônio responsável pela sensação de prazer e felicidade).
Natação ajuda a combater os sintomas da TPM e diminuir o estresse
Durante a TPM, é natural sentir a necessidade de passar um tempo sozinha com os próprios pensamentos, né? Quando isso acontecer, lembre-se da natação. A prática pode ser uma verdadeira aliada contra os sintomas da tensão pré-menstrual, reduzindo o inchaço que ocorre no corpo feminino nessa época e amenizando a ansiedade. Mesmo com a presença de um instrutor, você pode nadar no seu ritmo e aproveitar o silêncio dentro d’água. Como se não bastasse, a natação ainda ajuda a circulação sanguínea e diminui a sensação de pernas pesadas por conta da retenção de líquidos.
Caminhadas ao ar livre: exercícios aeróbicos ajudam a aliviar os sintomas da TPM
O contato com a natureza ajuda a relaxar e a esquecer os problemas, mesmo que por poucos minutinhos. Por isso, caminhar ou correr ao ar livre é uma ótima pedida para aliviar os sintomas da TPM que estão relacionados à mudanças de humor, sentimentos confusos e estresse. Atividades aeróbicas são as principais indicadas para este propósito e, para quem não gosta de academia, apostar em ambientes como praias ou parques pode ser a solução ideal. Uma caminhada ao ar livre estimula a liberação da dopamina e da endorfina, além de reduzir certas substâncias responsáveis pelo estresse, como o cortisol. Não se esqueça do protetor solar e seja feliz!
Hidroginástica na TPM: nadar em uma piscina quentinha pode amenizar a cólica
A hidroginástica não está entre as atividades físicas mais populares entre as mulheres mais jovens, porém, a prática é um ótimo exercício físico. Além de não provocar nenhum impacto nos joelhos, esse tipo de ginástica trabalha o corpo por inteiro. Sem contar que a água é pra lá de relaxante, né? A hidroginástica ajuda a melhorar a circulação das pernas e, normalmente, acontece em uma piscina aquecida, o que ajuda e muito a diminuir aquela cólica chatinha dos primeiros dias.
Ciclismo e a TPM: andar de bicicleta diminui o inchaço e pode ser bastante relaxante!
Sentir o vento batendo no rosto é uma sensação bastante citada pelos ciclistas para descrever o prazer que a atividade proporciona. Pedalar ao ar livre ou na academia acompanhada pela sua música preferida pode ajudar a relaxar a mente, melhorar a circulação sanguínea e diminuir aquele “peso” desagradável nas pernas. Mas, atenção! Ande sempre pela ciclovia e respeite a sinalização.
Não importa qual seja a sua escolha: a atividade física traz inúmeros benefícios ao corpo e à mente. Deixe a preguiça de lado e encontra um exercício que te traga prazer!
PRODUTOS Relacionado




