Depois da primeira vez é normal a menstruação atrasar?
Depois da primeira vez é normal a menstruação atrasar?
Faça um teste de gravidez para tirar a dúvida
Se o casal não usou preservativo na primeira transa ou a camisinha furou, sempre há o risco de uma gestação mesmo que tenha sido a primeira vez. A gravidez é a primeira suspeita a ser investigada quando a menstruação está atrasada. Após 10 dias de atraso, recomenda-se fazer um teste de gravidez para tirar a dúvida. O teste de gravidez pode ser adquirido em farmácia ou através do exame de sangue em um posto de saúde. Se o resultado for negativo, vale investigar outros motivos que podem levar ao atraso do fluxo menstrual.
Possíveis causas para o atraso menstrual
Algumas questões orgânicas e emocionais podem alterar a produção hormonal feminina, desregulando o ciclo menstrual. Veja quais são:
1) Estresse e ansiedade em excesso
Estresse, ansiedade, depressão e insônia são alguns dos fatores emocionais que podem interferir no funcionamento do ciclo menstrual. O sistema nervoso central tem influência na produção de FSH e LH, dois hormônios que estimulam o amadurecimento do óvulo e a liberação na ovulação. Quando o processo ovulatório sofre alterações, consequentemente a menstruação desregula, podendo atrasar inesperadamente.
2) Excesso de exercícios físicos
Mulheres que possuem uma rotina de treinos físicos intensos estão mais propícias a sofrer atraso e até ausência da menstruação. Esse quadro é muito comum com atletas, por exemplo. O excesso de exercícios pode provocar uma falha no hipotálamo, glândula responsável por regular a produção de hormônios, impedindo a liberação de hormônios estimuladores dos ovários e consequentemente atrasando a ovulação e a menstruação. Em alguns casos pode ocorrer até a ausência total do fluxo menstrual.
3) Síndrome de Ovários Policísticos
Muito comum na adolescência, a SOP (Síndrome de Ovários Policísticos) é um distúrbio hormonal de causa desconhecida que forma pequenos cistos nos ovários por conta de um desequilíbrio hormonal. As mulheres que possuem essa condição geralmente ovulam com menos frequência e possuem ciclos irregulares que podem atrasar a menstruação e até mesmo provocar sua ausência.
Veja mais: Hipotireoidismo e menstruação desregulada: entenda a relação hormonal
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Mariana Conforto - Ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 5296454-9



