Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Depilação íntima no banho: 10 dicas para evitar cortes, pelo encravado e alergias

Depilação íntima no banho: 10 dicas para evitar cortes, pelo encravado e alergias

Quando o assunto é depilação íntima feminina feita em casa, a técnica de depilação com lâmina ainda é a mais utilizada pelas mulheres pela facilidade de ter um resultado rápido e prático, já que pode ser feita no banho. No entanto, essa prática exige alguns cuidados muito importantes para evitar cortes, pelo encravado, alergias e inflamações na pele da vulva. Pensando nisso, o Só Delas preparou 10 dicas sobre como fazer a depilação íntima feminina com lâmina no banho. Confira!

 

Veja também: Depilação íntima total pode prejudicar a saúde? Veja mitos e verdades sobre a prática

 

Dica 1) É importante ter uma lâmina individual

 

É essencial ter uma lâmina de depilar individual em vez de compartilhar a mesma com outras pessoas da sua casa. Durante a depilação, você pode acabar se cortando ou arranhando um pouco a pele e aumentar as chances de contrair (e até mesmo transmitir) alguma bactéria e provocar uma inflamação na região. 

 

Além disso, a ergonomia da lâmina também varia de acordo com o público! Enquanto as lâminas masculinas são projetadas para remover os pêlos do rosto (barba), as lâminas feitas para mulheres visam depilar áreas curvas e maiores (pernas, axilas e virilha). Talvez você não tenha reparado, mas observe daqui para a frente: muitas lâminas femininas têm as as cabeças mais ovais para se adaptar a áreas estreitas do corpo da mulher. Parece besteira, mas é um detalhe que pode fazer toda a diferença no resultado final! 

 

Dica 2) Troque a lâmina de tempos em tempos

 

Usar a mesma gilete várias vezes pode deixar a lâmina cega e enferrujada, dificultando a remoção dos pêlos e favorecendo cortes e irritações na pele. Por isso, certifique-se de trocar a sua lâmina com frequência. O intervalo de tempo ideal vai depender da rotina de cada pessoa, mas, geralmente, é necessário substituir a lâmina dentro de 5 a 10 utilizações. 

 

Na dúvida, observe o estado da sua lâmina. A navalha está sem corte, puxando pêlos ou parecendo áspera quando entra em contato com a pele? Você tem sentido mais coceira do que o normal após se depilar? Sinais como esses são indicativos de que a lâmina está velha e precisa ser trocada por outra.  

 

Veja também: Depilação com lâmina pode fazer mal para a saúde íntima?

 

Dica 3)  Banho com água morna ajuda a dilatar os poros e facilita a depilação com lâmina

 

Molhar a pele que será depilada é importante não apenas para higienizar o local, como também para dilatar os poros da região e facilitar a retirada dos pêlos com a lâmina. Por isso, o ideal é utilizar água morna e banhar a região íntima por, pelo menos, dois minutos antes da depilação com lâmina. Aproveite este momento para lavar outras partes do corpo e curtir a temperatura quentinha do banho! 

 

Dica 4) Prefira um creme de barbear ou gel de depilação;

 

Muitas mulheres utilizam produtos cotidianos, como sabonete ou condicionador, para fazer com que a lâmina deslize mais facilmente na pele. No entanto, embora seja comum, este costume não é aconselhável. Produtos como esses podem ressecar a pele e acabar atrapalhando a depilação e o seu resultado final. 

 

Por isso, dê preferência a cosméticos específicos, como cremes de barbear ou géis de depilação, que mantém a umidade da pele e ajudam a prevenir reações adversas, como alergias e irritações. 

 

Veja também: Guia da depilação íntima: veja 6 tipos de técnicas de remoção de pelos que existem e decida-se!

 

Dica 5) O ideal é usar a lâmina no mesmo sentido de crescimento dos pelos

 

O correto é passar a lâmina no sentido do crescimento dos pêlos (ou seja, de cima para baixo). Desta forma, a depilação será menos agressiva e as chances de se cortar ou desenvolver um pêlo encravado também serão menores. 

 

Caso você não se adapte a fazer deste jeito e realmente prefira usar a lâmina no sentido contrário ao crescimento dos pêlos, os cuidados com a pele devem ser redobrados. Hidrate e lubrifique bem a região (com um creme de barbear ou gel de depilação) e passe a lâmina com todo o cuidado do mundo para não agredir ou irritar a pele. Lembre-se: quanto menos passadas de lâmina no mesmo local, melhor. 

 

Dica 6) Usar um espelho facilita a visualização da região íntima na hora da depilação

 

Se depilar sozinha é ótimo, mas também tem os seus desafios! Entre os principais obstáculos de fazer a depilação íntima sem nenhum tipo de ajuda, está a dificuldade em enxergar com clareza a própria região íntima. No caso da depilação com lâmina, não ter acesso completo ao que está acontecendo lá embaixo pode provocar cortes, machucados e outras lesões no local. 

 

Por isso, para evitar este problema e facilitar a visualização da virilha, que tal apostar em um espelho pequeno? Leve o objeto para o banho e utilize-o para enxergar a região íntima na hora da depilação. Pronto, chega de se contorcer inteira para se depilar no chuveiro!  

 

Dica 7) Lave a lâmina e tire o acúmulo de pelos durante e após a depilação

 

Você já deve ter reparado que, enquanto estamos depilando, alguns pêlos vão ficando acumulados no espaço entre as lâminas. Para preservar o corte da navalha e evitar a proliferação de possíveis fungos e bactérias no local, é importante retirar esses resíduos e lavar o objeto várias vezes durante a depilação. Não se esqueça: mesmo com as famosas batidinhas da gilete no box, é preciso completar a limpeza e lavar abundantemente a lâmina com água. 

 

Dica 8) Seque bem a lâmina antes de guardá-la 

 

Ninguém merece se depilar com lâmina enferrujada! Por isso, além de lavar a lâmina durante e após a depilação, também é necessário secar bem o objeto antes de guardar em um lugar arejado. Certifique-se de que a gilete está limpinha e sempre seque bastante a parte da lâmina. Com este cuidado, você estará prolongando a vida útil da sua lâmina e evitando possíveis cortes e infecções na região íntima. 

 

Dica 9) Após a depilação, água fria é mais recomendada para higienizar a área

 

Se antes da depilação, a água morna é usada para dilatar os poros e facilitar a retirada dos pêlos, após a depilação, é o contrário: a água fria ajuda a acalmar a pele e diminuir possíveis irritações e alergias à técnica. Sendo assim, depois de se depilar, feche a água quente do chuveiro e finalize o banho com água fria. Outra alternativa válida, especialmente para quem não suporta banho gelado, é colocar uma toalha molhada na região íntima por alguns minutos. 

 

Dica 10) Hidrate a região íntima com um hidratante sem álcool 

 

Hidratar a pele é fundamental após qualquer técnica de depilação, incluindo a depilação com lâmina. O processo de retirada dos pêlos sensibiliza a região depilada e pode provocar alguns efeitos desagradáveis, como vermelhidão, coceira e irritação. Por isso, para manter a umidade e repor a proteção da pele, é preciso investir em um hidratante. 


Veja também: Cuidados antes da depilação: saiba como preparar sua pele e evitar pêlos encravados

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >