Dei pausa na pílula e a menstruação não desceu, o que faço?
Dei pausa na pílula e a menstruação não desceu, o que faço?
O Só Delas conversou com a ginecologista Carolina Ambrogini para saber o que fazer sob estas circunstâncias. Confira e tire suas dúvidas!
Depois de parar de tomar anticoncepcional, quanto tempo demora para menstruar?
O prazo estimado para a chegada da menstruação após a pausa do anticoncepcional depende de alguns fatores, como o estado de saúde da mulher e o tipo de pílula em questão. Se tratando da pílula anticoncepcional combinada, composta pelos hormônios estrogênio e progesterona, o esperado é que a menstruação desça em poucos dias. "Geralmente, em três a quatro dias sem a pílula, a mulher pode já ter a descida da menstruação", orienta a ginecologista. Já no caso da minipílula, constituída apenas pela progesterona, essa estimativa pode ser maior. O uso desse tipo de contraceptivo tende a inibir o fluxo menstrual, por isso, a menstruação pode levar um ciclo menstrual inteiro para aparecer. Lembrando que um ciclo reprodutivo considerado regular costuma variar entre 21 a 35 dias.
Menstruação não desce após parar o anticoncepcional. O que pode ser?
Segundo a doutora Carolina, o primeiro passo é "descartar a gravidez". É importante avaliar se a administração da pílula anticoncepcional vinha sendo feita corretamente. Você se esqueceu de ingerir o comprimido diário em uma ou mais ocasiões? Teve episódios de vômito ou diarreia durante o uso do contraceptivo? Detalhes como esses podem reforçar a suspeita de uma gravidez. De qualquer forma, vale fazer um exame de sangue ou teste de farmácia para confirmar ou descartar a possibilidade de gestação. Se o resultado for negativo, está na hora de buscar uma avaliação médica.
A demora da menstruação após a pausa do anticoncepcional pode ser indicativo de amenorreia. "É a ausência da menstruação em mulheres que usam a pílula há bastante tempo, principalmente, pílulas de muita baixa dosagem hormonal, que geram uma atrofia do endométrio [tecido que reveste as paredes internas do útero e é expelido pela vagina em forma de sangue menstrual]", explica a especialista.
Outras possíveis explicações para não menstruar após parar o anticoncepcional são: Síndrome do Ovário Policístico (SOP), alterações hormonais e problemas no útero, como cicatrizes na camada endometrial. Por isso, ao notar o atraso injustificado da menstruação, não hesite em procurar um(a) ginecologista.
Dra. Carolina Ambrogini - Ginecologista
CRM: 102706-SP
Matéria atualizada em: 24 de abril de 2020



