De quanto em quanto tempo tenho que fazer preventivo?
De quanto em quanto tempo tenho que fazer preventivo?
Quando devo voltar para fazer o preventivo?
Segundo o ginecologista Marco Aurélio Pinho, a frequência para realização do preventivo pode variar de acordo com a idade da mulher e os resultados dos exames anteriores: “O preventivo deve ser feito anualmente, mas pode ser antecipado em casos de alterações ou realizado com intervalo um pouco maior (até três anos) se os dois últimos exames foram normais”, diz.
O médico ainda alerta que é importante ouvir o conselho do seu ginecologista em relação ao melhor intervalo para você. Não lembra quando foi o último que você fez? Ligue para o seu ginecologista e peça para ver na sua ficha. Se não estiver no seu histórico e você ficar na dúvida, marque uma consulta para renovar o seu exame.
Saiba como é feito o preventivo
O preventivo acontece por meio da simples coleta do material do colo do útero. Por mais que o nome assuste muitas mulheres, não há com o que se preocupar. O papanicolau é feito rapidamente, não passa de 5 minutos. Sobre o procedimento, a ginecologista Flávia Fairbanks explica: “É introduzido um instrumento - o espéculo - na vagina que expõe a superfície do colo uterino e permite a coleta das células para análise em laboratório”.
A preparação para o exame preventivo
A recomendação do Ministério da Saúde é a de não ter relações sexuais nos dois dias anteriores ao exame, nem mesmo com camisinha. De acordo com Dr. Marco Aurélio, no mesmo período, não se deve usar duchas d’água para limpeza da vagina ou medicamentos vaginais. Antes de entrar na consulta, também é bom urinar para esvaziar a bexiga para evitar algum incômodo durante o exame. Além disso, fica o alerta, o exame não pode ser feito durante a menstruação!
Marco Aurélio Pinho de Oliveira - Ginecologista
CRM 52.52422-7
Flávia Fairbanks - Ginecologista do Hospital das Clínicas da USP e da Clínica FemCare.
CRM: 93879/SP



