Creme vaginal: o que é, para que serve, como usar
Creme vaginal: o que é, para que serve, como usar
Veja também: Pomada para candidíase: como usar?
Para que serve o creme vaginal: entenda a função do medicamento
O creme vaginal geralmente é composto por substâncias antifúngicas e costuma ser indicado por médicos para o tratamento de infecções vaginais. As substâncias mais conhecidas são o Clotrimazol, Miconazol e Nistatina. Antes de iniciar o uso do medicamento, é importante passar por uma avaliação individualizada. Apenas o(a) ginecologista poderá prescrever a medicação mais adequada para o seu caso.
A candidíase e a vaginose bacteriana são exemplos comuns de infecções tratadas com creme vaginal. A vaginose bacteriana é provocada pela proliferação excessiva de bactérias na região íntima feminina, sendo a bactéria Gardnerella Vaginalis o principal agente causador. Seu tratamento normalmente é feito com antibióticos em forma de creme vaginal.
Já a candidíase é uma infecção vaginal causada por fungo (Candida albicans) que tem como principal tratamento uma pomada antifúngica ou comprimido. Após o diagnóstico, o(a) ginecologista poderá recomendar o creme vaginal mais adequado.
Veja também: Tratamento candidíase: qual a diferença entre pomada vaginal, creme e gel?
Qual momento do dia é mais indicado aplicar o creme vaginal?
O recomendado é aplicar o creme vaginal à noite, antes de se deitar para dormir. Desta forma, você passará mais tempo em repouso e na posição horizontal, evitando possíveis vazamentos indesejados potencializando a ação do medicamento.
Os cremes vaginais geralmente agem no corpo ao “grudar” nas paredes da vagina. Por isso, a interação prolongada que acontece entre o medicamento e a vagina durante a noite é tão importante. Para evitar que o conteúdo escorra, o ideal é ficar quietinha e deitada após a aplicação do creme vaginal.
Também não é aconselhável ter relação sexual durante o tratamento com creme vaginal. Além de alterar o pH da região íntima feminina, o contato íntimo também atrapalha a aderência do creme nas paredes vaginais e, portanto, sua ação.
Como aplicar o creme vaginal: veja o passo-a-passo
Passo 1) Encaixe a bisnaga do creme ou pomada no bico do aplicador (que normalmente acompanha o medicamento);
Passo 2) Aperte gentilmente a bisnaga para que seu conteúdo seja transferido para o aplicador, que deve permanecer na vertical para evitar vazamentos;
Passo 3) Certifique-se de preencher o aplicador até a dosagem indicada pelo(a) ginecologista ou fabricante;
Passo 4) Encontre uma posição confortável para a aplicação. Lembrando que você deve estar com as pernas abertas para inserir o aplicador;
Passo 5) Após o banho, introduza delicadamente o aplicador no canal vaginal e, em seguida, pressione o êmbolo do aplicador para despejar o creme dentro da vagina. Você pode fazer isso com uma mão e, com a outra, separar os lábios vaginais para facilitar o processo;
Passo 6) Remova o aplicador vazio da vagina e jogue-o fora. Caso o aplicador seja reutilizável, é importante lavar bem e deixar secar antes de usá-lo novamente;
Dica: para não correr o risco de sujar a calcinha com possíveis vazamentos, você pode utilizar um protetor diário.
Pode usar creme vaginal menstruada?
Sim, o creme vaginal pode ser usado durante a menstruação. No entanto, o ideal é iniciar o tratamento com o creme vaginal fora do período menstrual, pois a umidade e o sangue menstrual podem acabar comprometendo a ação do medicamento.
Caso a menstruação desça no meio do tratamento com o creme ou pomada vaginal, o uso do medicamento não deve ser interrompido. Continue utilizando o creme vaginal durante todo o tempo indicado pelo(a) ginecologista, que pode variar entre poucos dias até algumas semanas.
PRODUTOS Relacionados



