Corrimento vermelho claro ou escuro: o que pode ser?
Corrimento vermelho claro ou escuro: o que pode ser?
PRODUTO Relacionado

Veja também: Corrimento transparente com sangue: o que pode ser?
A melhor forma de descobrir o que significa corrimento vermelho é buscar uma avaliação médica individualizada. Cada caso é um caso e, por isso, o(a) ginecologista é a pessoa mais indicada para fazer o diagnóstico e dar início ao tratamento adequado.
A seguir, o Só Delas explica algumas possíveis causas para o corrimento vermelho.
Corrimento vermelho antes da menstruação ou após o período menstrual é considerado normal
O corrimento meio avermelhado é comum logo nos primeiros dias da menstruação. O episódio representa uma mistura entre as secreções vaginais naturais e o primeiro fluxo menstrual, que tende a ser leve e descer em pequena quantidade.
Para mulheres que têm o ciclo menstrual irregular ou que não mantêm um controle eficaz das datas de menstruação, pode ser mais difícil associar o corrimento vermelho claro ao período menstrual. Por isso, já sabe: entender as fases do próprio ciclo e se conectar com o próprio corpo é a melhor maneira de identificar episódios como esses e evitar preocupações desnecessárias.
O corrimento vermelho também é esperado após a menstruação, podendo ganhar ainda a tonalidade vermelho escuro ou marrom. Essa cor mais escura significa que o sangue é antigo e levou mais tempo para ser expelido pelo útero até a vagina.
Desequilíbrio hormonal e nidação: veja outras possibilidades para o que pode ser corrimento vermelho claro
Fora da menstruação, o que pode ser um corrimento vermelho claro? As possibilidades são diversas. Tendo em vista o que é um corrimento vermelho (ou seja, a mistura entre sangue e a secreção vaginal da mulher), o episódio pode representar escapes menstruais associados a alterações hormonais ou até mesmo o sangramento de nidação. Entenda melhor cada um:
Sangramento de escape: pode surgir como um corrimento avermelhado ou amarronzado (semelhante à borra de café) e, geralmente, acontece quando os níveis de estrogênio estão baixos. Nessas circunstâncias, o endométrio (revestimento uterino) não consegue se sustentar sozinho e acaba se descamando, gerando o pequeno sangramento vaginal.
Entre as causas mais comuns para o desequilíbrio hormonal e o surgimento de escapes menstruais, estão fatores como estresse, menopausa, má administração da pílula anticoncepcional ou troca do método contraceptivo.
Sangramento de nidação: indica o início de uma gravidez. O episódio não é obrigatório, mas pode acontecer quando o embrião fertilizado se implanta na parede intrauterina. O sangramento de nidação costuma aparecer como um corrimento vermelho claro cerca de 3 dias após a relação sexual sem proteção e dura, no máximo, 3 dias.
Corrimento vermelho vivo e abundante pode ser sinal de problemas de saúde
O corrimento vermelho deve levantar suspeitas quando é abundante, acontece com certa regularidade e vem acompanhado de outros sintomas, como dor pélvica, coceira ou mau cheiro. Ao notar o corrimento vermelho pastoso ou corrimento com sangue e mau cheiro, procure um(a) médico(a). Esse sangramento pode indicar a presença de infecções vaginais (como a vaginose bacteriana), inflamação no sistema reprodutor feminino (como a DIP) e até mesmo IST’s (como a tricomoníase, HPV e gonorreia).
Em casos ainda mais graves, o corrimento vermelho com mau cheiro e/ou acompanhado de cólica pode ser sinal de câncer na vagina ou no colo do útero. Na dúvida, agende uma consulta com ginecologista.
PRODUTOS Relacionado



