Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Corrimento rosado: o que pode ser?

Corrimento rosado: o que pode ser?

O corrimento rosado geralmente acontece quando há uma pequena quantidade de sangue misturada à secreção vaginal natural da mulher. É normal sair corrimento vermelho claro ou rosado em momentos específicos do ciclo menstrual, como nos primeiros e últimos dias da menstruação e no período de ovulação. Quando o corrimento rosado aparece em outras circunstâncias pode significar gravidez, alterações hormonais, lesões no canal vaginal e até mesmo doenças e infecções ginecológicas.

 

Veja a seguir 8 situações nas quais podem aparecer corrimento rosado e quando é aconselhável procurar ajuda médica.

 

  1. Corrimento rosado perto da menstruação

 

Tanto o corrimento rosado antes da menstruação quanto o corrimento rosado depois da menstruação são considerados normais - desde que o episódio não surja em conjunto com outros sintomas, é claro. Nos primeiros e últimos dias da menstruação, o fluxo menstrual tende a ser bem leve e, por isso, pode ser confundido com um corrimento de coloração rosada ou amarronzada (semelhante à menstruação “borra de café”).  

 

Para se certificar de que o corrimento rosado dias depois da menstruação realmente representa os últimos resquícios do fluxo menstrual, recomenda-se observar as características do sangramento, que não deve se estender por muito tempo e nem vir acompanhado de sintomas como dor e mau cheiro. 

 

O mesmo se aplica ao corrimento rosado antes da menstruação chegar. Aguarde um ou mais dias para ver se o fluxo menstrual propriamente dito vai descer como de costume. Qualquer mudança fora desse padrão vale ser informada ao(a) ginecologista. 

 

  1. Corrimento rosado na ovulação

 

É comum notar um corrimento rosado no período fértil - que se inicia 5 dias antes da ovulação e termina 1 dia após a mesma. A explicação por trás do episódio é simples: às vezes, a mulher tem um pequeno sangramento vaginal durante o período ovulatório. Esse sangramento de ovulação está associado à liberação do óvulo pelo ovário em direção à tuba uterina e costuma descer em pequena quantidade, durando entre 1 a 3 dias. 

 

  1. Corrimento rosado tomando anticoncepcional

 

O corrimento rosado e marrom tomando anticoncepcional pode se tratar de um escape menstrual, que costuma ser comum em adeptas da pílula anticoncepcional - principalmente, em mulheres que já usam a pílula há muito tempo ou que acabaram de aderir ao método. 

 

O anticoncepcional hormonal previne a gravidez ao bloquear a ovulação e afinar o endométrio (tecido que reveste o interior do útero), tornando-o inóspito para uma possível gravidez. Graças a essa atrofia, o tecido endometrial passa a não ser o suficiente para cobrir todos os vasos sanguíneos da região uterina, que ficam expostos e se rompem com mais frequência. Assim, surgem os sangramentos de escape. 

 

  1. Alterações hormonais podem causar sangramento rosado 

 

O desequilíbrio hormonal é outra justificativa possível para os escapes menstruais do tipo corrimento rosado claro ou amarronzado. Condições como estresse, ansiedade, mudanças bruscas de peso e distúrbios endócrinos como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) podem alterar os níveis hormonais da mulher e gerar a descamação do endométrio, causando o sangramento fora da menstruação. Na dúvida, converse com o(a) ginecologista.

 

  1. Corrimento rosado após relação sexual

 

Notar o corrimento rosado depois da relação sexual é mais frequente em mulheres que estão iniciando a vida sexual, mas também pode ocorrer em outras circunstâncias. Geralmente, a presença de sangue na secreção vaginal é indício de que houve alguma lesão no canal vaginal ou até mesmo no colo do útero durante a prática. Se o sangramento persistir e/ou vier acompanhado de dor, é importante agendar uma consulta com o(a) ginecologista. 

 

  1. Corrimento rosado pode indicar gravidez

 

O corrimento rosado pode ser o sangramento de nidação, que não é obrigatório, mas pode ocorrer durante a implantação do embrião fertilizado na parede do útero. Para diferenciar o episódio de outros tipos de sangramento vaginal, o ideal é entender como é o corrimento rosado que indica gravidez.

 

O sangramento de nidação é leve, tem duração máxima de 3 dias e costuma ocorrer entre 10 a 15 dias após a ovulação. Vale lembrar que a ovulação sempre acontece 14 dias antes da chegada da próxima menstruação e, por isso, o corrimento rosado pode acabar sendo confundido com o início do período menstrual. 

 

Tendo isso em mente, acenda o sinal de alerta! Especialmente, em casos de corrimento rosado e menstruação atrasada ou corrimento rosado e cólica antes da menstruação - afinal, a cólica é um dos sintomas iniciais de gravidez, assim como a sonolência e o aumento da frequência urinária. 

 

  1. Aborto espontâneo pode causar sangramento  

 

“Estou grávida com corrimento rosado, o que pode ser?”. O corrimento rosado na gravidez pode ser indicativo de aborto espontâneo. Os riscos são ainda maiores quando o sangramento ocorre nas 10 primeiras semanas de gestação e vem acompanhado de outros sintomas, como dor abdominal forte, aumento da intensidade do sangramento e até mesmo febre. Em casos de suspeitas, procure um(a) médico(a) imediatamente.

 

  1. Infecções Sexualmente Transmissíveis podem causar sangramento e outros sintomas 

 

O corrimento rosado com odor deve ser avaliado individualmente pelo(a) ginecologista. O(a) profissional é a pessoa qualificada para identificar o que pode ser corrimento rosado com mau cheiro e prescrever a melhor forma de tratamento. Geralmente, o corrimento rosado com odor desagradável é sinal de doenças ginecológicas ou IST’s, como a clamídia e a gonorreia, por exemplo.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Intimidade feminina
    Hímen complacente: "como saber se tenho e se ele roupeu ou não durante o sexo?"
    O hímen complacente tem como principal característica ser mais elástico e não romper c..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >