Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Corrimento marrom e colica: veja quais são as principais causas

Corrimento marrom e colica: veja quais são as principais causas

A presença de corrimento marrom e colica costuma intrigar muitas mulheres. Os dois sintomas ocorrem com mais frequência no início do período menstrual e, na maioria das vezes, são apenas sinais de que a menstruação está prestes a descer. Em outras circunstâncias, quando o corrimento marrom, conhecido também como menstruação borra de café, dura mais de 3 dias, há chances de que seja um indício de problemas mais sérios, como infecções vaginais ou lesões no colo do útero. Por esse motivo, é importante prestar sempre atenção a qualquer alteração na região íntima, principalmente quando ela é repentina e acompanhada de desconfortos como cólica, coceira, mau cheiro e ardência.

 

Saiba quais as principais causas de corrimento marrom com cólica e quando procurar ajuda médica. 

 

 

Corrimento marrom e colica são sinais de chegada da menstruação 


 

O corrimento marrom é um sintoma comum no início ou no final da menstruação. Na verdade, ele é um tipo de sangramento leve que adquiriu um tom mais escuro devido ao tempo que passou dentro do canal vaginal. Como no começo a menstruação desce mais lentamente e em pouca quantidade, o fluxo acaba demorando um pouco mais para chegar ao ambiente externo. Por isso, aos poucos, o sangue vai perdendo nutrientes e água, adquirindo uma cor mais puxada para o marrom borra de café. 

 

A cólica, por sua vez, é um incômodo causado pelas contrações que o útero faz para estimular a descamação do endométrio, tecido que o reveste internamente. Os movimentos aumentam a liberação de prostaglandina, um composto inflamatório que atinge as terminações nervosas e provoca dor na região pélvica. Como dito anteriormente, o início e final da menstruação são marcados por um fluxo mais leve, que demora mais tempo para se exteriorizar. A cólica, então, seria uma forma do útero acelerar a expulsão do endométrio. 

 

Sendo assim, a menstruação marrom acompanhada de cólica é considerada normal quando ocorre no começo e no final do período menstrual. Normalmente, o fluxo desce em pequenas quantidades e à medida que vai ficando mais intenso, a cor começa a ficar mais avermelhada. Já a cólica é temporária e pode ser aliviada com uso de analgésicos ou outros paliativos. Entretanto, se os sintomas persistirem por muito tempo, a recomendação é consultar um(a) ginecologista. O quadro pode sinalizar alguma alteração mais séria que deve ser investigada e tratada. 

 

 

Corrimento marrom e cólica intensa podem indicar problemas ginecológicos 

 

Quando o corrimento marrom e a cólica são intensos ou ocorrem fora do período menstrual, a mulher precisa ficar atenta. Muitas vezes, a condição é um alerta para problemas como infecções, lesões ou presença de miomas e cistos nos órgãos do sistema reprodutor, em especial a região do colo do útero. Abaixo, listamos os 5 problemas mais comuns que podem causar corrimento marrom acompanhado de cólicas. 


 

1. Endometriose 

A endometriose é uma doença que leva ao crescimento do endométrio além da cavidade uterina. Mulheres com endometriose sentem cólicas muito fortes durante o período menstrual e um sangramento mais escuro que o normal. Outro sintoma comum da doença é o fluxo intenso, dor na relação sexual e dificuldade para urinar ou defecar.


 

2. Doença inflamatória pélvica (DIP)

 

A DIP (Doença Inflamatória Pélvica) também pode causar corrimento marrom acompanhado de dores na pelve ou na parte inferior abdominal. O problema é provocado por uma inflamação nos órgãos da região pélvica, como útero, ovários, tubas uterinas e bexiga. A doença é considerada uma DST e pode manifestar outros sintomas como febre, mal estar geral e cisto ovariano. 

 

3. Câncer de colo de útero

 

O câncer de colo de útero é uma lesão causada pelo vírus HPV.  A doença dá origem a lesões na região inferior do útero e apresenta sintomas como corrimento marrom com mau cheiro, sangramento excessivo e dores pélvicas e abdominais.   

 

4. Miomas e pólipos uterinos

 

A presença de miomas e pólipos no útero podem causar corrimento marrom acompanhado de cólicas intensas. Os dois quadros dão origem a nódulos no interior do útero, e provocam sangramentos irregulares entre as menstruações. 

 

5. ISTs

 

Infecções Sexualmente Transmissíveis, como a gonorreia ou a clamídia, também podem causar o surgimento de corrimento marrom com cólica. Os dois quadros provocam irritação e lesões na região íntima, ocasionando sangramentos pontuais. Geralmente, o incômodo é percebido durante ou após a relação sexual. 

 

 

Saiba quando procurar um médico ao apresentar corrimento marrom e colica

 

Corrimento marrom e colica antes da menstruação não costumam ser motivos de preocupação. De todo modo, é importante ficar atenta a quaisquer alterações repentinas, principalmente nos casos de mudanças na intensidade e na duração do fluxo, dores fortes e mau cheiro. Se notar qualquer um desses sintomas, procure um ginecologista para investigar a origem do problema e iniciar o tratamento adequado.

 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >