Corrimento marrom claro: o que pode ser?
Corrimento marrom claro: o que pode ser?
PRODUTO Relacionado

O que significa corrimento marrom claro?
Quando falamos de corrimento marrom claro, “o que pode ser?” é uma pergunta que depende muito do período em que a secreção aparece. O corrimento marrom claro antes da menstruação ou no finalzinho da mesma é normal, já que pode indicar a presença de fluxo sanguíneo restante. Ele também é muito comum na fase inicial da gravidez, como restos de menstruação misturados com a secreção natural da vagina. Porém, se esse não for o caso, é possível que a borra marrom claro mereça um pouco mais da sua atenção.
Quando o corrimento marrom claro não é natural?
O que é corrimento marrom claro antes da menstruação, a gente já viu. Mas e quando o corrimento aparece fora desse período? Nesse caso, é possível que a secreção vaginal signifique alguma inflamação ou infecção, principalmente se estiver acompanhada de mau cheiro ou odor muito forte, pois significa algum tipo de sangramento anormal. É importante consultar a sua ginecologista, pois só a partir de exames é possível concluir o que o corrimento indica.
Doença inflamatória pélvica pode causar o corrimento marrom claro
Algumas doenças podem apresentar o corrimento clara de ovo marrom como sintoma. Uma delas é a doença inflamatória pélvica, também chamada de DIP, que pode atingir toda a região da pelve, desde a vagina até o útero e as trompas. A DIP pode ser considerada uma IST (infecção sexualmente transmissível), já que é fruto de alguma delas que não foi tratada corretamente. Os sintomas são dores na região íntima e durante relação sexual, ardência ao urinar e sangramento, além do corrimento fora do comum.
Cisto nos ovários e síndrome do ovário policístico: atenção aos sintomas!
Outras possíveis causas do corrimento marrom claro são a síndrome do ovário policístico e cistos nos ovários. Apesar de parecerem a mesma coisa, não são: enquanto a primeira é um distúrbio hormonal que causa não só o crescimento de múltiplos cistos nos ovários, mas também disfunções hormonais gerais (como o aumento da insulina e da acne), o cisto isolado é maior, podendo causar dor não só nas relações sexuais, mas também na hora de evacuar, por exemplo. O corrimento marrom claro ou até mesmo o corrimento escuro costuma acompanhar esses sintomas e ambas as doenças precisam de tratamento específico, a ser receitado pelo ginecologista.
Outras razões para o corrimento marrom claro
Como o corrimento marrom claro ou corrimento marrom forte significam a presença de sangramento, há outras razões que possam incluir o corrimento no seu rol dos sintomas. São elas: gravidez ectópica (ou seja, que ocorre fora do útero), atrofia vaginal, infecção geral ou repelir algum corpo estranho ou feridas em alguma parte do sistema reprodutor.
Câncer de colo de útero pode ser uma das causas
O HPV é uma das principais causas do câncer de colo de útero, doença séria que pode causar corrimento marrom claro ou escuro, dores na região do abdômen, perda de peso, inapetência e hemorragia. Por isso, além de uma boa conversa com seu ginecologista, é importantíssimo lembrar do uso da camisinha nas relações sexuais (não só a masculina, mas a feminina também!) e da vacinação contra HPV, que está disponível gratuitamente nos postos de saúde.
PRODUTOS Relacionado




