Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Corrimento marrom antes da menstruação: o que pode ser?

Corrimento marrom antes da menstruação: o que pode ser?

O corrimento marrom antes da menstruação é considerado comum quando o fluxo menstrual está chegando e, geralmente, não indica um problema de saúde. Também é normal observar o sangramento borra de café no final da menstruação, desde que não venha acompanhado de outros sintomas como coceira, mau cheiro e dor ao urinar. Quando associado a estes sinais, o corrimento escuro pode indicar uma infecção vaginal e, portanto, deve ser avaliado por um(a) ginecologista para receber o tratamento correto.

 

Em outras circunstâncias, o corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez. Porém, este sangramento tende a aparecer como um corrimento marrom claro, com fluxo leve e pouca duração. Saiba mais sobre o que pode ser o corrimento marrom. 

 

O corrimento marrom antes da menstruação pode ser um sinal de que o fluxo menstrual está chegando

 

Na maioria das vezes, o corrimento marrom antes da menstruação é apenas um sinal de que o período menstrual está prestes a chegar. A descamação do endométrio, que eventualmente será expelido como fluxo menstrual, é um processo relativamente lento. Por isso, é natural que pequenas quantidades de sangue sejam liberadas antes da menstruação propriamente dita. 

 

Para se certificar de que o corrimento marrom escuro realmente se trata de uma prévia do período menstrual, é importante observar as características do sangramento. Este tipo de corrimento borra de café, normalmente, aparece em pequenas quantidades e se intensifica com o passar dos dias, ganhando mais fluxo e uma coloração avermelhada. Caso essa progressão não ocorra, vale ficar atenta a outras possíveis manifestações do organismo para identificar o que pode estar acontecendo.

 

Veja também: Tive escape tomando pílula anticoncepcional, o que pode ser?

 

Corrimento marrom também é comum nos últimos dias de menstruação

 

Também é frequente notar o aparecimento do corrimento marrom após menstruação ou, mais especificamente, durante os últimos dias do período menstrual. Nesta situação, o sangramento tipo borra de café representa um resquício de menstruação que acabou levando mais tempo para ser expelido pelo corpo. O útero desenvolve contrações para se livrar deste restinho de fluxo menstrual e, por essa razão, a mulher pode apresentar corrimento marrom e cólica. Lembrando que este quadro deve ser temporário, portanto, se a cólica e corrimento marrom persistirem, procure um(a) médico(a). 

 

Corrimento marrom escuro também pode ser provocado pelo uso de anticoncepcional e pílula do dia seguinte 

 

Métodos contraceptivos hormonais, como a pílula anticoncepcional e até mesmo a pílula do dia seguinte, são conhecidos por provocar sangramentos fora de hora. No caso da pílula do dia seguinte, as altas doses de progesterona podem acabar originando o corrimento marrom antes do período menstrual ou até mesmo antecipando a menstruação da mulher. Já o anticoncepcional tradicional, por sua vez, afina o endométrio e faz com que a membrana seja incapaz de cobrir todos os vasos sanguíneos da região uterina. Por isso, o corrimento marrom tomando anticoncepcional é tão comum, especialmente em mulheres que utilizam a pílula há muito tempo. 

 

Corrimento marrom pode ser sintoma de alguma IST (Infecção Sexualmente Transmissível)

 

Observar o corrimento marrom fora da menstruação também pode indicar a presença de alguma IST. A gonorreia e a clamídia, por exemplo, têm esse tipo de sangramento como sintoma.  Geralmente, nestes casos, o corrimento marrom fora do período menstrual é acompanhado de outras manifestações, como dor ao urinar, dor no baixo ventre, desconforto e sangramentos durante a relação sexual. 

 

É imprescindível buscar uma avaliação profissional para determinar qual é a infecção e dar início ao tratamento adequado, que costuma ser feito através de antibióticos. Ao notar a presença do corrimento marrom associado a outros sintomas, procure um(a) ginecologista(a). 

 

Corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez?

 

O corrimento marrom no lugar da menstruação pode significar, na verdade, o sangramento de nidação (um episódio ocasionado pela implantação do embrião fertilizado na parede do útero). Geralmente, este corrimento é marrom claro ou rosa e aparece em pequena quantidade, além de durar pouco tempo. Na dúvida, faça um exame de gravidez para confirmar ou descartar a suspeita. 

 

Sangramento da ovulação pode ser confundido como um corrimento marrom claro

 

O suposto corrimento marrom claro antes da menstruação pode ser, na verdade, o sangramento da ovulação. Nem todo mundo sabe, mas é normal ter uma pequena perda de sangue pela vagina durante a fase ovulatória. Geralmente, a ovulação se inicia na metade do ciclo menstrual. Ou seja, no caso de um ciclo menstrual regular de 28 dias, por exemplo, o período ocorre 14 dias após a última menstruação e 14 dias antes da próxima. No entanto, algumas mulheres apresentam a ovulação tardia e, por isso, o corrimento marrom pode surgir pouco tempo antes do período menstrual. 

 

Veja também: Quando a ovulação acontece? Entenda as etapas dessa fase durante o seu ciclo menstrual

 

Para confirmar se este é o seu caso, recomenda-se procurar por outros sinais do período ovulatório. Nesta fase do mês, é comum notar um aumento da libido e do muco cervical, que se torna mais espesso do que o habitual. Além disso, a temperatura corporal basal da mulher também é elevada.  

 

Corrimento marrom: como tratar? Saiba quando procurar ajuda médica


O sangramento escuro antes da menstruação merece uma investigação médica quando vem acompanhado de outros sintomas, como mau cheiro, dor, coceira na vagina, entre outros. Portanto, ao notar o corrimento marrom com odor ou quaisquer alterações fora do habitual, o ideal é procurar um(a) ginecologista. Após identificar a causa para o problema, será possível dar início ao tratamento mais indicado.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SEGREDINHOS DE MULHER
    Cravos no nariz: saiba como os pontinhos pretos aparecem na sua pele e como se livrar deles
    Sabe aqueles pontinhos escuros que vez ou outra surgem na nossa pele? Eles são chamados d..
  • SEGREDINHOS DE MULHER
    Aprenda 5 truques de maquiagem que vão levantar sua autoestima!
    Sabe aqueles dias que você não acorda muito satisfeita com o espelho? Ou quando você es..
  • SEGREDINHOS DE MULHER
    Confira 4 dicas para ter unhas fortes e saudáveis!
    Ter unhas bonitas não é uma tarefa tão simples como parece, né? Mas com cuidado a gent..
  • SEGREDINHOS DE MULHER
    Vai sair com um boy novo? Veja 8 dicas para um encontro perfeito!
    Pode ser aquela pessoa que pega o mesmo transporte que você todos os dias ou o garoto da ..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >