Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Corrimento branco antes da menstruação é normal? Veja quando a secreção é motivo de preocupação

Corrimento branco antes da menstruação é normal? Veja quando a secreção é motivo de preocupação

Corrimento branco antes da menstruação: o que pode ser? Não existe apenas uma resposta para essa pergunta! O corrimento branco pastoso é considerado normal quando não vem acompanhado de outros sintomas, como mau cheiro, coceira e ardência na região íntima. Nessas circunstâncias, esse muco antes da menstruação é um reflexo das alterações hormonais características da TPM (ou fase lútea do ciclo menstrual) e não costuma representar problemas de saúde. Mas, se o corrimento branco grosso ou leitoso não surgir sozinho e estiver associado a outros incômodos, pode ser indício de doenças ginecológicas e infecções vaginais.

 

Veja também: Corrimento branco antes da menstruação é normal?

 

O primeiro passo para entender o que significa corrimento branco é observar o próprio corpo. Quantos dias antes da menstruação vem o muco branco? Você está percebendo os sinais de que a menstruação está por vir? Existe algum incômodo fora do habitual? Essas e outras observações são importantíssimas para determinar se esse tipo de corrimento branco é normal. 

 

Na dúvida, o Só Delas te ajuda a entender melhor porque o corrimento branco antes da menstruação acontece e em que situações é necessário se preocupar. Confira!

 

Corrimento branco e espesso antes da menstruação descer: secreção vaginal é considerada normal

 

O corrimento branco cremoso antes da menstruação é resultado do aumento na produção do hormônio progesterona durante a fase lútea - que é a 3ª e última etapa do ciclo menstrual, também conhecida como TPM (Tensão Pré-Menstrual)

 

Essa elevação nas doses de progesterona acontecem a partir da ovulação, que antecede a fase lútea. Assim que o óvulo é liberado pelo folículo, forma-se uma estrutura chamada corpo lúteo. É ela que vai passar a produzir progesterona em maior quantidade durante a TPM e, por consequência, gerar o corrimento branco e pastoso

 

Ou seja: notar o corrimento branco antes da menstruação é, na verdade, um bom sinal! Significa que o ciclo menstrual aconteceu como deveria e a mulher ovulou direitinho naquele mês. 

 

Vale ressaltar que é normal observar alterações na tonalidade e na consistência da secreção vaginal ao longo do mês. Por isso, se o corrimento branco pastoso permanecer igual durante todo o ciclo menstrual, vale informar ao ginecologista. Isso pode sinalizar que você está tendo um ciclo anovulatório (o que não seria necessariamente um problema). 

 

Corrimento branco antes da menstruação pode ser sinal de gravidez?

 

Em alguns casos, sim. O corrimento branco pode ser gravidez principalmente se vier acompanhado de outros indícios de uma gestação, como menstruação atrasada, sonolência, dor nos seios, cólica e dores de cabeça. Nessas circunstâncias, o corrimento branco tende a ser ainda mais espesso do que o habitual. 

 

Se você tem a vida sexual ativa e está desconfiando de uma possível gravidez, o ideal é fazer um teste de gravidez para descartar ou confirmar as suspeitas.

 

Corrimento branco antes da menstruação tomando anticoncepcional: pode acontecer?

 

A pílula anticoncepcional lança mão de alguns mecanismos para evitar que a gravidez aconteça. Além de bloquear a ovulação e tornar o ambiente intrauterino inóspito para receber o embrião, o método contraceptivo hormonal engrossa o muco cervical da mulher com o objetivo de dificultar a mobilidade do espermatozóide no sistema reprodutor feminino. 

 

Então, sim: o corrimento branco antes da menstruação tomando anticoncepcional pode acontecer e, geralmente, é considerado normal. 

 

Corrimento branco depois da menstruação é mais um reflexo das alterações hormonais do ciclo menstrual

 

As variações hormonais que acontecem assim que a menstruação acaba também são capazes de gerar o corrimento branco. Dessa vez, o hormônio que passa a ser produzido em maior quantidade é o estrogênio. A tendência é que apareça um corrimento branco leitoso ou aquoso. 

 

A “regra” é a seguinte: quanto mais estrogênio, mais frequente será o corrimento branco líquido. Quanto mais progesterona, mais grosso será o seu aspecto. 

 

Quando o corrimento branco antes da menstruação não é normal? 

 

O corrimento branco antes da menstruação não é considerado normal quando surge acompanhado de sintomas que, geralmente, não acontecem na sua TPM. Por exemplo: o corrimento branco pastoso e dor no pé da barriga (ou corrimento branco antes da menstruação e cólica) podem ser sinais de Tensão Pré-Menstrual. Você já está acostumada a sentir esses incômodos quando está perto de menstruar? Aqui, o autoconhecimento é fundamental. 

 

Se o corrimento branco e cólica forem novidades, vale buscar uma avaliação médica. O mesmo se aplica a outros sintomas mais específicos, como: corrimento branco com odor, coceira, vermelhidão e ardência na vulva, dor ao praticar relação sexual e/ou urinar. Esses incômodos costumam estar associados a infecções vaginais, como a candidíase e a vaginose bacteriana.

 

Como acabar com o corrimento branco?

 

Para saber como tratar corrimento branco, é importante identificar a origem do sintoma. No caso do corrimento branco associado a infecções vaginais, o tratamento seria direcionado à infecção em questão. 

 

A candidíase é causada por fungos da espécie Candida e costuma ser tratada com medicamentos antifúngicos (em comprimido ou creme vaginal). Já a vaginose bacteriana é provocada pela proliferação excessiva da bactéria Gardnerella Vaginalis e, portanto, é tratada através de antibióticos (via oral ou vaginal). É sempre importante lembrar que o diagnóstico e prescrição do tratamento devem ser feitos por um ginecologista da sua confiança. 

 

Agora, se o corrimento branco é natural e está relacionado às fases do ciclo menstrual, o único jeito é aprender a lidar com ele da melhor maneira possível. Apostar no uso de um protetor diário respirável é uma ótima alternativa. Assim, você mantém a sua calcinha limpa e a sua região íntima sempre seca!

semprelivre_bottom1_dance_new

  • VOCÊ SABIA?
    Ih, choveu! Veja ideias do que fazer para se divertir com as amigas mesmo dentro de casa
    Tem dias que a gente combina de sair com as amigas, mas a previsão do tempo não colabora..
  • VOCÊ SABIA?
    6 coisas que você precisa saber antes de viajar com seus amigos
    Fazer uma viagem acompanhada de amigos é uma das melhores coisas da vida! Se divertir, pa..
  • VOCÊ SABIA?
    4 coisas que passam pela sua cabeça antes de chegar ao primeiro encontro
    Por mais que a gente seja confiante, o primeiro encontro com o carinha interessante sempre..
  • VOCÊ SABIA?
    Vai passar o dia na praia? Veja o que levar na bolsa!
    No verão, tudo o que a gente mais quer é relaxar, se divertir e ficar com aquele bronzea..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >