Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Cores de menstruação: entenda o significado de cada uma e o que pode dizer sobre sua saúde íntima

Cores de menstruação: entenda o significado de cada uma e o que pode dizer sobre sua saúde íntima

A cor da menstruação pode dizer muito mais sobre a sua saúde íntima do que você imagina! Normalmente, as cores da menstruação variam entre vermelho vivo, vermelho escuro, marrom claro e marrom escuro, dependendo da quantidade de fluxo menstrual e do tempo de exposição do sangue à oxigenação do ar. Perceber a menstruação em outras tonalidades, como amarelo, alaranjado ou cinza, é indicativo de problemas e deve ser investigado.

 

Para te ajudar a desvendar as cores de sangue menstrual e seus significados, reunimos as variações mais comuns. Confira a seguir: 

 

1. Menstruação rosa

 

A menstruação rosa nada mais é do que o resultado da combinação entre pequenas quantidades de sangue e secreções vaginais fisiológicas transparentes ou esbranquiçadas. Geralmente, o episódio dura poucos dias e não representa a menstruação propriamente dita, surgindo como um escape menstrual ou até mesmo como o sangramento de ovulação (que pode acontecer durante o período ovulatório). 

 

Mulheres que têm a vida sexual ativa, não utilizam nenhum método contraceptivo e praticam relação sexual sem camisinha devem estar atentas também à possibilidade de um sangramento de nidação, que costuma ser rosa e indica a implantação de um embrião fertilizado na parede intrauterina (ou seja, é sinal de gravidez). 

 

Em outras circunstâncias, o sangramento rosa e aguado recorrente pode estar associado a problemas de saúde e deve ser investigado pelo(a) ginecologista.

 

2. Menstruação vermelha

 

Essa é a cor mais saudável! A menstruação vermelho claro ou vermelho vivo é comum após o 2º ou 3º dia de menstruação, quando o fluxo menstrual passa a descer mais intensamente. Isso acontece porque, com o sangue em maior quantidade, a menstruação desce mais rápido e fica menos tempo em contato com o ar. 

 

A menstruação vermelho escuro ou vinho também é normal e geralmente está associada a fluxos menstruais intensos ou muito intensos. Nesses casos, o sangue pode ser mais grosso ou até mesmo vir com coágulos na menstruação

 

3. Menstruação marrom

 

A cor da menstruação marrom é normal no início e no final do período menstrual. Nesses momentos, o fluxo costuma ser leve e demora mais para ser expelido pelo organismo. Como resultado, o sangue oxida e ganha essa colocação mais escura (é a chamada “menstruação borra de café”). 

 

Notar a cor da menstruação marrom claro também pode ser, na verdade, a ocorrência de escapes menstruais (ou seja, sangramentos fora do período menstrual). Os escapes de menstruação são frequentes, principalmente, em mulheres que tomam a pílula anticoncepcional. 

 

Dito isso, pode ficar tranquila: a menstruação marrom escuro e pouco fluxo, na maioria das vezes, não indica nenhuma complicação grave. Mas, se o episódio ocorrer com muita frequência, vale buscar uma avaliação médica. 

 

4. Menstruação preta

 

O que parece ser uma menstruação preta, geralmente, representa um sangramento marrom bem escuro. Isso significa que o sangue demorou para descer do útero e, consequentemente, passou mais tempo em contato com o ar, oxidando e ficando escuro. É válido buscar uma avaliação médica apenas se a menstruação preta for prolongada ou se vier acompanhada de outros sintomas, como mau cheiro e dores localizadas. 

 

5. Menstruação amarelada ou alaranjada

 

A menstruação com tonalidade amarela ou laranja deve ser investigada. O fluxo menstrual pode estar aparentando ter essas cores após se misturar com corrimentos vaginais amarelados ou esverdeados, que, geralmente estão associados a infecções vaginais, como a candidíase e a vaginose bacteriana, ou até mesmo a IST’s, como a tricomoníase. Sendo assim, ao notar o sintoma, agende uma consulta com ginecologista. 

 

6. Menstruação cinza

 

Assim como a menstruação amarelada, a menstruação cinza também é sinal de doenças e infecções, especialmente se vier acompanhada de outros sintomas como mau cheiro, febre, dor pélvica, desconforto ao praticar relação sexual, entre outros. 

 

Ao notar essa cor da menstruação na gravidez (que, na verdade, não é o fluxo menstrual e sim um sangramento irregular), a mulher deve buscar ajuda médica imediatamente. O sangramento com pedaços de tecidos acinzentados pode ser sinal de aborto espontâneo. 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >