Convidamos a youtuber Carol Moreira e mais três apaixonadas por livros para mostrar como organizam suas estantes de livros. Inspire-se!
Convidamos a youtuber Carol Moreira e mais três apaixonadas por livros para mostrar como organizam suas estantes de livros. Inspire-se!
Temas e cores são os critérios da estante da Youtuber Carol Moreira
Carol Moreira é referência quando o assunto é mundo geek, cinema e séries. Com 562 mil inscritos no canal, Carol conversou com a gente sobre seu amor pelos livros. E, como boa apaixonada por literatura, ela tem uma maneira de organização das obras na estante bem pessoal. “Separo por cor, temas e deitados na horizontal por ordem de tamanho”, conta.
Foto: Carol Moreira/Arquivo pessoal
Foto: Carol Moreira/Arquivo pessoal
O gênero favorito dela são os de não-ficção, já que gosta de explorar histórias reais ou se aprofundar em diferente temas. Pensando nisso, Carol indicou “Religião para Ateus”, do Alain de Botton, que é o livro que está lendo no momento. E ainda, ressalta que seu jeito de organizar não é difícil de entender. “Eu separo por temas (como cinema) e depois vejo dentro deles as cores parecidas para deixar agrupado!”, diz a youtuber.
Foto: Carol Moreira/Arquivo pessoal
Os nichos servem para organizar de tudo um pouco
Bárbara Gonçalves é super apegadas aos seus livros, ainda mais quando se apaixona pela história. Ela contou que sua estante possui três nichos, como uma forma de organizar por assuntos as obras. “No primeiro nicho é não-ficção e os livros da Sophie Kinsella, que são todos do mesmo tamanho e formam uma pilha organizada”, explica. Enquanto isso, no segundo nicho estão os livros de young adult e chick lit (ficção feminina que aborda temas da mulher moderna), que são os tipos mais lidos por ela. Já no terceiro, Bárbara deixa para temas variados, como coleções maiores e assuntos mais sérios.
A estudante de Comunicação Social ainda comenta que organiza cada nicho por altura e prioriza deixar as séries juntas. “Como a estante é funda, vou jogando para trás os que gostei menos mas não quero me desfazer ainda”, explica.
Foto: Bárbara Gonçalves/Arquivo pessoal
Uma estante que mais parece obra de arte
Já imaginou como deve ser a estante de uma artista plástica? Pois é! Mary Dutra é artista, empreendedora e também é apaixonada por livros. Em sua sala tem duas estantes de ferro com livros de arte, museus e exposições que já visitou. São os tipos de obras que ela mais compra. E isso fez com que ela criasse uma rica biblioteca de inspiração. Mas, para ler sem compromissos, Mary conta que gosta de assuntos relacionados a modelos de negócios e empreendedorismo. A estante reflete claramente seu gosto e profissão, já que organiza os livros por cor e mantém as tonalidades em cada pilha.
Foto: Mary Dutra/Abstrato Azul
“São 2 prateleiras bem altas com oito andares. Então criei uma transição em grupos assim: preto > branco > amarelo e laranja > vinho e vermelho > rosa, roxo e azul > verdes > marrons e beges > coloridos misturados”, explica. Não conseguiu visualizar? Então dá uma olhada nessas fotos!
Foto: Mary Dutra/Abstrato Azul
Para complementar a decoração, Mary inclui objetos com a mesma cor das obras. Assim, ela diz que encontra o livro só de lembrar a cor da capa. “Antes organizava por assuntos e demorava muito mais tempo para encontrá-los, pois os temas sempre se misturam”, relata.
Atualmente, a artista plástica está lendo três livros e compartilhou com a gente: “A Ordem do Tempo”, “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” e "Extraordinárias - Mulheres que Revolucionaram o Brasil" são os títulos que ela recomenda.
Autores, editoras e tamanhos: essa é a dica da Izabela!
As histórias de romances reúnem uma legião de fãs e Izabela Lopes, de 23 anos, é uma delas. E só de entrar em sua casa já dá para perceber seu amor por livros. Iza tem três estantes lotadas com os mais diferentes obras e faz questão de ordená-las da sua maneira. “Gosto de organizar os livros por autores, editoras e/ou tamanhos. Também tento deixar os que são de estilos parecidos perto um do outro”, explica. A decoração bom bonecos e ursinhos de pelúcia é uma fofura à parte. E ainda tem uma mesa para sentar e ler ali mesmo. Não é que parece mesmo uma biblioteca?
Em sua cabeça, os livros posicionados nas duas prateleiras do meio para cima são os que chamam mais atenção, já que estão na altura do olhar. “Então, nessas prateleiras, normalmente estão os meus favoritos. Harry Potter está sempre em uma delas, por exemplo”, diz Iza.
Atualmente, as leituras da professora de inglês estão mais focadas nos estilos new adults e chick-lits desse gênero. “São livros leves e, normalmente, com temas bem atuais e gostosos de ler”, conta.
E aí, qual é seu estilo preferido? O que não falta é inspiração agora!



