Conhecendo seu ciclo: quais são os hormônios femininos e suas funções
Conhecendo seu ciclo: quais são os hormônios femininos e suas funções
O estrogênio é o hormônio que auxilia na ovulação
O estrogênio e progesterona são os principais hormônios produzidos pelos ovários e atuam nas diferentes fases do ciclo ovariano e ciclo uterino. Segundo a ginecologista Fernanda Mauro, “o estrogênio age indiretamente no ovário desenvolvendo um folículo principal, chamado de folículo dominante, inibindo o desenvolvimento dos restantes e auxiliando na ovulação, além de gerar um espessamento da parede interna do útero, chamada de endométrio”, diz.
Durante a puberdade, o estrogênio é responsável por diversas mudanças que acontecem no corpo da menina, desde o crescimento dos seios e quadris até o amadurecimento do aparelho reprodutor feminino.
Progesterona atua na regulação hormonal
Já a progesterona é produzida 12 a 24 horas antes da ovulação. De acordo com a especialista, esse hormônio atua na regulação hormonal durante a idade fértil (assim como o estrogênio) e afina a parede ovariana para expelir o óvulo. Juntamente, completa o desenvolvimento e preparação do endométrio para a implantação do embrião, já iniciada pelo estrogênio na primeira etapa.
Com a queda da progesterona e do estrogênio, caso não ocorra a gravidez, há um desprendimento das células do endométrio, provocando o sangramento que conhecemos intimamente: a menstruação.
A testosterona estimula o aumento da libido
A médica cita também o hormônio testosterona, que atua indiretamente nas modificações do ciclo. “Ela é matéria-prima para produção do estrogênio, desencadeador de todos os eventos citados anteriormente. Sua elevação antes da ovulação estimula o aumento da libido e consequentemente frequência das relações sexuais”, explica.
Para entender melhor seu ciclo menstrual
Para concluir, a médica explica que o ciclo menstrual é um evento complexo que envolve não só os hormônios citados como muitos outros como FSH, LH, inibina A e B, por exemplo. As alterações hormonais de cada fase além de afetarem os ovários e o útero, também geram outras modificações que podem ser percebidas pelas mulheres. “O muco cervical (secreção vaginal) fica mais elástico no início do ciclo pela influência do estrogênio, e o fenômeno deixa de ser observado após a ovulação com aumento da progesterona”, diz a especialista. Nesse período também é comum as mamas ficarem mais volumosas e doloridas por ação desses mesmos hormônios. Lembrando que nos 14 dias prévios à menstruação podemos encontrar mudança de humor, irritabilidade e labilidade emocional.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Fernanda Mauro - Ginecologista e Obstetra da Perinatal
CRM: 52-99518



