Conheça os diferentes tipos de infecção urinária, sintomas e prevenção
Conheça os diferentes tipos de infecção urinária, sintomas e prevenção
O que é a infecção urinária?
A infecção urinária não acontece apenas na parte da uretra, dependendo da sua extensão e do grau de inflamação, pode acabar se espalhando para a bexiga e para os rins. “Esse problema pode gerar alguns tipos de desconfortos no momento em que vamos urinar, como dor abdominal, urina com cheiro fétido, urina com sangue e, se o quadro dessa menina for muito grave, pode até ter febre”, comenta a médica.
Principais causas de infecções urinárias
Geralmente, a infecção urinária é causada por bactérias que se aderem à parede da nossa bexiga e causam uma inflamação. Estas bactérias, em sua maioria, são de origem intestinal e podem contaminar a bexiga por razões como higiene inadequada ou através de relações sexuais. A ginecologista completa: “Isso acontece por conta da proximidade da vagina com o ânus, por conta disso às vezes acabam entrando bactérias na bexiga neste momento”, diz. Além disso, problemas como baixa imunidade e alterações hormonais podem contribuir para esse quadro.
Tipos de infecções urinárias
Existem dois tipos de infecções urinárias que podemos acabar contraindo. A infecção urinária baixa é quando o problema atinge a região da uretra e da bexiga, já a infecção alta é quando o problema atinge a parte dos nossos rins. “Além desses dois tipos de infecções, existem as uretrites que geralmente são causadas por bactérias de transmissão sexual como a gonorreia e a Chlamydia”, completa Dra. Carolina.
Tratamentos indicados para cada caso
Para que esse problema seja solucionado, a primeira coisa que você precisa fazer, caso sinta algum sintoma que possa ser de infecção urinária, é consultar sua ginecologista. Só após uma avaliação do quadro que o tratamento poderá ser decidido. “Geralmente, o tratamento é feito com antibióticos. Porém, caso essa infecção tenha atingindo os rins, a pielonefrite (inflamação do rim) pode exigir internação hospitalar”, diz Carolina.
Vida sexual ativa pode aumentar o quadro de infecção urinária?
Muitas meninas acreditam que o início da vida sexual pode está diretamente relacionado ao aumento do quadro de infecções urinárias. Porém, a ginecologista afirma que esse quadro varia de mulher para mulher e que na verdade, não existe um motivo específico para isso. “Talvez as meninas que possuam mais quadros de infecção urinária possam ter a uretra mais próxima do canal vaginal, facilitando a entrada de bactérias intestinais ou tenham uma flora vaginal inadequada, propiciando infecções”, explica.
Dicas para driblar a infecção urinária
Existem algumas mudanças simples que podemos aderir no nosso dia a dia que acabam diminuindo as chances de contrairmos infecções urinárias, junto com a Dra. Carolina, separamos uma série de dicas para você seguir e evitar de todas as maneiras esse problema!
-
Tentar urinar sempre após as relações;
-
Fazer uma higiene íntima adequada diariamente;
-
Se alimentar bem para não ficar com a imunidade baixa e ter mais risco de contrair infecções.
Dra. Carolina Ambrogini - Ginecologista | CRM: 102706-SP



