Conheça “Contramão”, o novo clipe de Pitty que promete revolucionar o universo feminino da música!
Conheça “Contramão”, o novo clipe de Pitty que promete revolucionar o universo feminino da música!
Como surgiu essa ideia?
Quando Pitty escreveu a letra de “Contramão’’ ela já sabia que essa seria uma música especial. Em entrevista, a cantora comentou que esperou certo tempo para gravá-la, pois acreditava que essa música precisava de mais vozes para ser cantada, já que trata de um assunto super sério relacionado à representatividade e a padronização feminina.
A letra aborda a singularidade de cada mulher e fala sobre o desafio que é vivermos com um determinado padrão sendo imposto a todo momento. Seja pelas mídias sociais e televisivas, ou pelos conceitos antigos relacionados às mulheres que ainda estão entranhados em nossa sociedade. Com uma pegada de Pop, Rock e um pouco de Rap, a música conta com a participação de nomes como Emmily Barreto, da banda Far From Alaska, e a rapper Tássia Reis.
Divulgação
O outro lado da estética
O conjunto das três cantoras presentes no videoclipe faz com que seja desafiado o padrão estético do qual o telespectador já está acostumado. Além disso, ele mostra a outra face da estética com o qual não estamos muito acostumados e faz com que consigamos abrir os olhos para belezas e opções que existem além do que é vendido e mostrado pela mídia.
Esse conjunto só prova que a beleza, o caráter e a proatividade da mulher não estão nem próximos de serem definidos pela sua aparência ou pela maneira como se vestem, provando que o que nos deixa mais bonitas são as diferenças biológicas que possuímos. Afinal, qual seria a graça de sermos todas iguais, né?
A importância da produção de Contramão para o universo feminino
Mesmo estando no século XXI, sabemos que muitas profissões ainda possuem cargos que são majoritariamente ocupados por homens e, infelizmente, a indústria musical não fica fora dessa estatística. A produção do clipe “Contramão” é um marco para a história do feminismo no Brasil. Isso tudo porque todas as chefes de equipe do clipe são mulheres, entre esses cargos temos: Diretora de produção , fotografia e direção de arte.
Em entrevista para a página “Quebrando o Tabu”, a diretora Judith Belfer, que já dirigiu mais de 25 short filmes que podem ser encontrados em sua página no site da Vimeo, afirma que a intenção é reafirmar a quebra dos padrões estéticos-sociais, o que é muito bem representado no trabalho das três cantoras.
Girl Power mostrando sua verdadeira força
É importante ressaltar o quanto é interessante encontrarmos mulheres ocupando lugares na indústria que geralmente elas não ocupam. A igualdade entre os sexos está aumentando, mas mesmo assim, ainda existe muita coisa que precisa ser mudada.
A reflexão que esse clipe deixa é que, se a falta de mulheres em determinadas cargos e indústrias se justifica pela falta de experiência, é preciso entender que a falta de oportunidade é o que contribui para esse cenário. Com isso, muitas meninas não conseguem desenvolver suas habilidades e investir em oportunidades de emprego na área que tanto sonham. É preciso mudar essa realidade, não é mesmo?
PRODUTOS Relacionados



