Como tomar anticoncepcional pela primeira vez: um guia para iniciantes
Como tomar anticoncepcional pela primeira vez: um guia para iniciantes
PRODUTO Relacionado

Quando devo iniciar uma cartela de pílula pela primeira vez?
É comum que as meninas comecem a tomar a pílula quando iniciam a vida sexual. Por isso, é preciso buscar um profissional para avaliar o seu histórico de saúde e estilo de vida para saber qual é o anticoncepcional ideal para você, o dia certo para começar e o tempo de pausa. Mas, independente disso, é importantíssimo sempre utilizar o preservativo para evitar doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e sífilis.
Como começar a tomar o anticoncepcional
Antes de tudo, é preciso saber que existem vários tipos de pílula e, consequentemente, as instruções para cada uma delas são diferentes. Para tomar o anticoncepcional de 21 dias pela primeira vez, por exemplo, é preciso ingerir o primeiro comprimido no primeiro dia da menstruação e continuar a tomá-lo todos os dias no mesmo horário até o fim da cartela. Depois disso, é necessário fazer uma pausa de 7 dias e iniciar a próximo apenas no 8º dia, independente do dia em que sua menstruação terminar.
Já para os anticoncepcionais com 24 cápsulas, a pausa entre as cartelas precisa ser de 4 dias, e para as pílulas com 28 comprimidos não é necessário fazer a pausa. Mas é importante lembrar que, em caso de sangramentos de escape com frequência, você deve procurar seu ginecologista para reavaliar a quantidade de hormônios necessária para regular o ciclo menstrual e, se necessário, prescrever um novo anticoncepcional.
Veja também: Benefícios da pílula anticoncepcional de uso contínuo. Veja indicações e cuidados
Entenda como funciona o anticoncepcional injetável
Assim como as pílulas, existem dois tipos de anticoncepcional injetável: o mensal e o trimestral. Ambos possuem uma boa eficácia na proteção contra gravidez, porém possuem diferenças significativas, como a própria composição e, principalmente, o período de utilização. No caso das injeções mensais, a aplicação deve ser feito no 1º dia de menstruação, tendo uma tolerância máximo de 5 dias. Além disso, ela deve ser aplicada a cada 30 dias, podendo variar de acordo com a menstruação. Já quem optar pelo anticoncepcional injetável trimensal, deve aplicar a injeção até 7 dias depois da descida da menstruação, e repetir o processo sempre depois de 90 dias da injeção anterior.
Qual o melhor horário para tomar o anticoncepcional?
Na verdade, não existe um horário mais indicado. A pílula pode ser tomada a qualquer hora do dia, desde que seja sempre no mesmo horário para evitar a diminuição do seu efeito. Por isso, a dica para não esquecer de tomar o comprimido é associá-lo à hábitos diários. Se você tem o costume de almoçar no mesmo horário, por exemplo, lembre-se de tomá-lo depois de comer. Outra dica é colocar alarmes no seu celular para ser notificada da hora adequada. No entanto, lembre-se que não se deve ingerir os medicamentos em jejum.
Atrasei o anticoncepcional, e agora? O que devo fazer?
O uso correto do anticoncepcional requer um cuidado maior em relação à frequência. Isso porque o atraso pode influenciar os níveis hormonais e tirar a estabilidade conseguida com os comprimidos. Por isso, em caso de esquecimento por menos de 12 horas após o horário habitual, o recomendado é tomar o comprimido esquecido o mais rápido possível para garantir que o efeito seja mantido. Mas, se você esquecer de tomar mais de uma pílula, o melhor a se fazer é seguir as orientações do fabricante e usar camisinha para prevenir uma gravidez.
PRODUTOS Relacionado




