Como saber se o DIU saiu do lugar: saiba identificar quando o DIU desloca
Como saber se o DIU saiu do lugar: saiba identificar quando o DIU desloca
Conversamos com a ginecologista Carolina Ambrogini para entender se tem como saber que o DIU está no lugar certo e quais são as principais causas e sintomas do deslocamento do DIU (de cobre, prata ou hormonal). Confira a seguir.
Como saber se o DIU saiu do lugar? Veja se é possível identificar sozinha em casa
A pergunta “como saber se o DIU tá no lugar certo?” é bastante comum entre as adeptas ao dispositivo intrauterino. Infelizmente, não tem como saber se o DIU foi expulso sem passar por exames ginecológicos específicos. Segundo a doutora Carolina Ambrogini, “a mulher até pode ter uma ideia (principalmente, se tiver o hábito de se tocar e sentir o fio), mas não é possível afirmar com certeza que o DIU saiu do lugar”.
“É difícil porque a mulher tem que conseguir chegar com o dedo lá no colo do útero, nem todas as mulheres conseguem fazer esse toque profundo. Ela precisa ter essa dimensão para identificar se o fio está um pouco mais curto, um pouco mais longo. Esse método é só para ter uma ideia, mas não é algo que vai determinar se o DIU está no lugar certo ou não”, acrescenta a médica.
Ou seja: em relação a como saber se o DIU está saindo, não é seguro confiar no toque do fio na cavidade uterina. De fato, se o fio do DIU estiver maior ou menor do que o habitual, existe uma possibilidade de que ele tenha sido deslocado. No entanto, não há nenhuma garantia!
Sentir o fio não significa que o DIU está no lugar certo. E o mesmo se aplica à situação inversa: a ausência do fio não é prova de que ele não está no lugar. “O fio pode ter entrado e o DIU ter continuado na posição correta, isso acontece muito”, explica a ginecologista.
Como saber se o DIU está no lugar com exames?
A doutora Carolina Ambrogini orienta que, para identificar o DIU fora do lugar, “tem que fazer uma ultrassonografia” transvaginal. “No primeiro ano, é importante fazer o ultrassom para saber se o DIU está no lugar a cada 6 meses. Depois, pode-se fazer anualmente”, aconselha.
Na dúvida, vale agendar uma consulta com o(a) ginecologista que te acompanha. Se o deslocamento do DIU for confirmado, o dispositivo poderá ser reposicionado ou substituído por um novo.
DIU deslocado: quais sintomas podem ser observados?
Quando o assunto é DIU deslocado, sintomas como dor abdominal e sangramento irregular podem acontecer. De acordo com a ginecologista, “pode dar sangramento fora de época e um pouco mais de cólica. Geralmente, a expulsão do DIU acontece no primeiro ano de adaptação ao método ou durante o período menstrual”, graças às contrações que o útero precisa fazer para expelir a menstruação.
Outra consequência que pode ser considerada um dos sintomas do deslocamento do DIU são as falhas no seu funcionamento e as maiores chances de engravidar. “Isso depende também do tipo do DIU. O DIU hormonal só precisa estar acima do colo do útero, porque a sua ação é hormonal. Mesmo que ele esteja um pouco mais baixo, ele não perde a função. Já o DIU de cobre [assim como o DIU de prata] precisa estar no fundo do útero”, ressalta a médica.
Esta publicação teve a contribuição do especialista:
Dra. Carolina Ambrogini - Ginecologista
CRM: 102706-SP



