Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Como saber se estou ovulando? Conheça os principais sinais

Como saber se estou ovulando? Conheça os principais sinais

Para identificar quando acontece a ovulação é primordial entender o que essa fase do ciclo menstrual significa. Afinal, você sabe o que é a ovulação? Caso a resposta para essa pergunta seja não, o Só Delas te explica agora! O período ovulatório é a segunda etapa do ciclo reprodutivo e caracteriza-se pela liberação do óvulo maduro em direção à tuba uterina. Esse processo possibilita a fecundação e, consequentemente, uma gravidez. O organismo da mulher costuma dar alguns sinais de que está passando pela ovulação. Por exemplo, podemos citar o aumento do muco vaginal, que se torna mais espesso e elástico, e a elevação da temperatura basal (medida quando o corpo está em repouso). Reconhecer esses sintomas é muito importante, especialmente para mulheres que não desejam uma gestação ou, pelo contrário, estão tentando engravidar. Dito isto, saiba quais são as principais características da fase ovulatória!

 

Sintomas da ovulação: aumento da libido e do muco vaginal estão entre os principais sinais

 

Os sinais da ovulação podem ser bastante sutis e nem sempre são percebidos pelas mulheres. Porém, com um pouco de atenção, é possível observar as alterações do corpo durante o período ovulatório. Conversamos com a ginecologista Bárbara Murayama para entender quais são os principais sintomas da ovulação e como reconhecê-los com mais facilidade:

 

1) Elevação da temperatura basal: uma das características do período de ovulação é a elevação da temperatura corporal basal (TCP), que é a temperatura do corpo em repouso. A TCP pode sofrer um aumento de 0,5 graus. Vale ressaltar que essa alteração ocorre após a fase ovulatória e não antes, como algumas mulheres acreditam. Por isso, a medição da TCP não é utilizada para determinar quando a ovulação vai acontecer no futuro. Para chegar a essa informação, é necessário um termômetro específico, mais sensível do que os domésticos tradicionais. Deve-se medir a temperatura da mulher ainda na cama, imediatamente após acordar, e repetir o processo todos os dias para identificar um padrão. Possíveis variáveis, como privação de sono, consumo de álcool e outros medicamentos, também precisam ser levadas em consideração.

 

2) Secreção vaginal transparente e espessa: segundo a doutora Bárbara, o muco vaginal se torna mais abundante e "muda para algo parecido com clara de ovo". Você pode avaliar a sua secreção vaginal sozinha, em casa mesmo. Esse método leva o nome de "método Billings" e é bem simples. Basta introduzir o próprio dedo indicador na vagina e, após retirá-lo, analisar o aspecto da secreção. Durante a ovulação, esse "corrimento" parecido com uma clara de ovo deve ser abundante e apresentar propriedades elásticas. A alteração no muco vaginal acontece, principalmente, para favorecer a movimentação do espermatozóide no sistema reprodutivo feminino. Essa característica costuma aparecer cerca de 4 dias antes do início do período ovulatório.

 

3) Aumento da libido: de acordo com a ginecologista, a libido mais alta é um dos sintomas da ovulação. “O desejo por sexo costuma ser maior nessa fase”, afirma a médica. Esse comportamento é uma espécie de empurrãozinha da natureza. Afinal, quanto mais disposta a mulher estiver a praticar relações sexuais, maiores são as chances de a gravidez acontecer. O grande responsável por esse aumento do desejo sexual é o estrogênio, que é produzido em maior quantidade durante o período ovulatório.

 

4) Pequeno sangramento vaginal: sim, o sangramento de ovulação é real. Embora não aconteça em todas as mulheres, a perda de sangue pela vagina durante o período ovulatório é uma possibilidade. O episódio costuma ocorrer devido à queda temporária dos níveis do hormônio estradiol, substância que atua na regulação do ciclo menstrual. Para não confundir essa perda de sangue com a menstruação propriamente dita, fica a pergunta: o sangramento de ovulação dura quantos dias? Geralmente, esse escape acontece em pequena quantidade e tem duração de até três dias. Se passar disso, recomenda-se procurar uma avaliação médica.

 

5) Cólica ou dor na região pélvica: a chamada cólica de ovulação ou dor da ovulação está entre os possíveis sintomas desta fase do mês. “Algumas mulheres podem sentir um desconforto e até dor pélvica durante a ovulação, conhecida como dor do meio”, esclarece a especialista. O incômodo costuma aparecer como uma espécie de fisgada em um dos lados do baixo ventre, onde ficam os ovários. Durante a liberação do óvulo maduro pelo ovário, é possível que haja uma leve perda sanguínea. Esse sangue pode cair na cavidade peritoneal e causar irratação na região abdominal, provocando a dor.

 

Um calendário menstrual também pode ajudar a calcular a ovulação

 

Apelar para um calendário menstrual é uma boa alternativa para saber com mais exatidão quando ocorre a ovulação. Em média, as mulheres com ciclo menstrual regular ovulam entre 14 e 15 dias após a última menstruação. Por isso, registrar o início e o fim dos seus períodos menstruais pode ajudar bastante. O cálculo pode não ser preciso, especialmente em donas de um ciclo menstrual irregular, mas já faz toda a diferença. Existem alguns aplicativos para menstruação que também servem como uma espécie de diário ou calculadora do ciclo menstrual. As opções são diversas e, com certeza, algum app irá atender as suas necessidades!

 

Qual é a importância da ovulação para o ciclo menstrual?
 

A fertilidade e a ovulação estão diretamente ligadas. “Originalmente temos um ciclo menstrual para engravidar. Então, se não ovulamos, o ciclo não acontece”, esclarece a ginecologista. Esse processo é comandado pelo hipotálamo através da liberação de hormônios e acontece no meio do ciclo, aproximadamente 14 dias após a menstruação, como explicamos acima.

 

Quem toma anticoncepcional ovula? Método contraceptivo hormonal inibe a ovulação

 

 

Mulheres que fazem uso da pílula anticoncepcional combinada não precisam se preocupar em controlar a ovulação. O principal mecanismo de defesa deste tipo de método contraceptivo é justamente bloquear o processo ovulatório, impedindo assim uma gravidez indesejada. Converse com o(a) seu(a) ginecologista para entender melhor o funcionamento da pílula e os seus efeitos colaterais.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Bárbara Murayama - Ginecologista
CRM: 112527

 

Matéria atualizada em: 01 de abril de 2020

  • SEGREDINHOS DE MULHER
    Cravos no nariz: saiba como os pontinhos pretos aparecem na sua pele e como se livrar deles
    Sabe aqueles pontinhos escuros que vez ou outra surgem na nossa pele? Eles são chamados d..
  • SEGREDINHOS DE MULHER
    Aprenda 5 truques de maquiagem que vão levantar sua autoestima!
    Sabe aqueles dias que você não acorda muito satisfeita com o espelho? Ou quando você es..
  • SEGREDINHOS DE MULHER
    Confira 4 dicas para ter unhas fortes e saudáveis!
    Ter unhas bonitas não é uma tarefa tão simples como parece, né? Mas com cuidado a gent..
  • SEGREDINHOS DE MULHER
    Vai sair com um boy novo? Veja 8 dicas para um encontro perfeito!
    Pode ser aquela pessoa que pega o mesmo transporte que você todos os dias ou o garoto da ..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >