Como saber que não estou ovulando? Isso indica algum problema de saúde?
Como saber que não estou ovulando? Isso indica algum problema de saúde?
O que é a ovulação e em qual período acontece?
A ovulação ocorre normalmente uma vez em cada ciclo menstrual, e é caracterizada pelas alterações hormonais que estimulam o ovário a liberar um óvulo. O ginecologista fala mais sobre o assunto: “Esse processo acontece em torno de 14 dias antes do início da menstruação e com a variação de 1 ou 2 dias”, comenta.
Como saber que estou no período de ovulação?
No período ovulatório ocorrem algumas mudanças hormonais com o corpo, uma delas está relacionada diretamente ao muco cervical e vaginal que acaba se tornando mais viscoso. O ginecologista completa: “Se a mulher se tocar nesse momento do mês ela irá perceber essa mudança da secreção vaginal. Através da viscosidade observada entre os dedos, nota-se que a secreção estica até mais ou menos dois ou três cm”.
Além disso, Élvio faz um alerta e comenta que esse é o momento mais propício para a mulher engravidar, por isso, se o casal não tem intenção de ter filhos no momento, deve evitar qualquer tipo de relação sexual nesse período sem utilizar um método contraceptivo.
Como saber que NÃO estou ovulando e o que isso pode significar?
Não se pode ter certeza clinicamente da não ovulação. Nem sempre essas alterações do muco são perceptíveis, assim como as dores da ovulação também. Élvio completa que a maneira mais adequada para verificar a ovulação é através de ultrassom endovaginal, observando como está o crescimento do folículo ovulatório. Caso essa mulher possua dúvidas sobre estar ou não ovulando, o indicado é que ela faça um acompanhamento de vários ciclos, assim ela conseguirá saber se esses ciclos são ovulatórios ou não.
“É importante ressaltar que os ciclos regulares possuem grande probabilidade de serem ovulatórios. Já os irregulares, tanto os maiores que possuem 35 dias ou menores de 21 dias, geralmente são anovulatórios, sem possibilidade de ocorrer uma fecundação”, acrescenta o profissional. Se ainda assim houver dúvidas relacionada ao seu ciclo menstrual e ao seu período ovulatório, é recomendado que você procure um profissional especializado na área para poder avaliar seu caso.
Dr. Élvio Floresti Jr. - Ginecologista e Obstetra
CRM: 50402



