Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Como melhorar a TPM: confira 5 dicas para lidar com o período

Como melhorar a TPM: confira 5 dicas para lidar com o período

A Tensão Pré-Menstrual é o momento do ciclo em que as oscilações hormonais são capazes de provocar alterações físicas e emocionais. Os sintomas da TPM não são os mesmos para todas as mulheres, mas é fato que boa parte deles são capazes de gerar incômodos que tornam a fase um pouco mais difícil de lidar. Seja pelas cólicas, dores de cabeça, inchaço ou mudanças repentinas de humor, a TPM influencia na qualidade de vida nos dias anteriores à chegada da menstruação. No entanto, existem maneiras ajudam a aliviar os seus efeitos no organismo e são boas aliadas para enfrentar esse período de forma mais confortável.

 

Confira 5 dicas simples de como melhorar os sintomas da TPM com algumas mudanças simples na rotina.

 

Veja também: Tipos de TPM: conheça as diferentes classificações da tensão pré-menstrual

 

Dica 1) Pratique atividades físicas para reduzir o estresse, ansiedade e o inchaço

 

A prática de atividades físicas durante a TPM traz benefícios para o corpo e mente. Quando nos exercitamos, o nosso organismo libera endorfina, uma substância que age diretamente no humor e na sensação de prazer e bem-estar. Como efeito, nos sentimos mais dispostas e relaxadas. Além disso, o corpo em movimento melhora a circulação sanguínea e ajuda a reduzir o inchaço. A dica é optar pelas atividades aeróbicas, como corrida, caminhada, alongamento, pular corda, dançar e andar de bicicleta. 

 

O yoga também é uma atividade muito indicada na TPM. Seus exercícios reduzem a tensão muscular e melhoram a postura e o ritmo da respiração,  aliviando o estresse e ansiedade. 

 

Dica 2) Evite alimentos ricos em sódio e bebidas gaseificadas para combater a retenção de líquido

 

Alimentos ricos em sódio aumentam a retenção de líquido no corpo, pois o mineral atrai mais moléculas de água no momento da digestão. O acúmulo de líquido no organismo dá origem a um edema, popularmente conhecido como inchaço menstrual, que ocorre principalmente em regiões como pernas, pés, mãos, barriga e seios. Para que isso não aconteça, o ideal é reduzir a quantidade de sal nas refeições e evitar produtos embutidos, em conserva e com temperos artificiais. 

 

Já as bebidas gaseificadas deixam a região do abdômen mais inchada e rígida, pois produzem mais gases. O resultado leva ao desconforto e sensação de estufamento, o que pode até mesmo intensificar as dores das cólicas, pois a musculatura da região do abdômen fica mais tensa.  

 

Dica 3) Chás diuréticos e com ação calmante reduzem o inchaço e aliviam as dores no corpo

 

Chás com ação diurética ajudam no controle do inchaço e eliminam as toxinas do corpo. As melhores opções são os chás de hibisco, cavalinha, erva-doce e dente de leão. Além disso, você também pode recorrer aos chás para reduzir os processos inflamatórios durante a TPM. O chá de gengibre, por exemplo, tem um efeito analgésico e é aliado para reduzir as dores em geral. A camomila, por sua vez, tem efeito calmante e estimula a produção de aminoácidos que diminuem os espasmos musculares, deixando as cólicas mais brandas. Já o chá de maracujá alivia a ansiedade e irritabilidade, deixando a pessoa mais relaxada. 

 

Dica 4) Reserve um tempo para fazer atividades prazerosas e relaxar 

 

A TPM não precisa ser aquele período em que ficamos o dia todo sem vontade de fazer nada.  Aproveite o momento para realizar atividades prazerosas, como ler um livro, assistir um filme, conversar com seus amigos. A dica é encontrar formas saudáveis de aliviar o estresse, ansiedade, irritabilidade, mau humor e desânimo. 

 

Por outro lado, você também pode preferir descansar ou passar o dia deitada. A TPM é o momento de respeitar os seus limites e cuidar do seu físico e emocional. Ao perceber que está se sentindo mais sensível e irritada, tente relaxar e não se exponha em situações de estresse. 

 

Dica 5) Procure orientação médica nos casos de sintomas pré-menstruais intensos 

 

A Tensão Pré-menstrual é um fenômeno fisiológico que ocorre devido às oscilações hormonais características da fase. Apesar disso, se nenhuma forma de alívio dos sintomas for suficiente, o ideal é procurar um médico. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, cerca 3% a 8%  dos quadros de TPM precisam de tratamento com medicamentos. Esses casos são enquadrados no Transtorno Disfórico Pré-menstrual (TDPM), uma circunstância em que os sintomas pré-menstruais são mais intensos e podem comprometer significativamente a qualidade de vida da mulher. Seus efeitos afetam, sobretudo, o humor e funcionamento social, profissional e familiar da paciente. 

 

Não existe uma razão cientificamente comprovada para a ocorrência de TDPM, mas acredita-se que o transtorno tenha relação com questões hereditárias ou devido a problemas de fundo emocional, como depressão, estresse e traumas. Observe a intensidade dos seus sintomas e o tempo de duração da sua TPM. A fase começa, em média, 10 dias antes da chegada do fluxo e desaparece gradativamente com o início da menstruação. Caso isso não ocorra, procure ajuda profissional. 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • VOCÊ SABIA?
    6 coisas que você precisa saber antes de viajar com seus amigos
    Fazer uma viagem acompanhada de amigos é uma das melhores coisas da vida! Se divertir, pa..
  • VOCÊ SABIA?
    4 coisas que passam pela sua cabeça antes de chegar ao primeiro encontro
    Por mais que a gente seja confiante, o primeiro encontro com o carinha interessante sempre..
  • VOCÊ SABIA?
    Vai passar o dia na praia? Veja o que levar na bolsa!
    No verão, tudo o que a gente mais quer é relaxar, se divertir e ficar com aquele bronzea..
  • VOCÊ SABIA?
    4 pensamentos que já passaram pela sua cabeça antes de uma viagem à praia
    Pode ser um fim de semana ou o mês inteiro, mas toda viagem nos traz algumas preocupaçõ..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >