Como identificar se o corrimento é saudável?
Como identificar se o corrimento é saudável?
As características de uma secreção natural x corrimento
O corrimento é formado por micro-organismos que podem ser bactérias, fungos ou protozoários. Cada um deles têm características próprias. Segundo a ginecologista Flávia Fairbanks, a secreção natural não tem cheiro e é transparente. “Quando ela passa a ter um odor forte acompanhado de coceira, ardência e amarelada ou esverdeada, devemos pensar que se trata de um corrimento”, explica.
O corrimento é um sintoma de alguns tipos de infecção. Saiba quais!
Vários tipos de infecção vaginal têm o corrimento como sintoma principal. As mais comuns são a candidíase vulvovaginal e a vaginose bacteriana. Segundo a ginecologista, a candidíase tem como principal característica a coceira muito intensa na vulva e na cavidade vaginal associada a um corrimento branco ou branco-esverdeado com aspecto de leite coalhado.
Já na vaginose, o que mais costuma chamar atenção é um corrimento aquoso transparente ou acinzentado: “Costuma ter um odor forte, que piora após as menstruações ou relações sexuais”, afirma. De acordo com a médica, o tratamento costuma ser feito com medicamentos locais como cremes vaginais ou por via oral indicados pelo ginecologista.
Dra. Flávia Fairbanks - Ginecologista do Hospital das Clínicas da USP e da Clínica FemCare
CRM: 93879/SP



