Como fazer a menstruação descer o mais rápido possível? Ginecologista comenta
Como fazer a menstruação descer o mais rápido possível? Ginecologista comenta
É possível fazer a menstruação descer mais rápido com a pílula anticoncepcional
De acordo com a ginecologista Paula Bortolai, fazer a menstruação descer mais rápido é possível sim. Para isso, é preciso saber em qual fase do ciclo menstrual a mulher se encontra, se seus ciclos são regulares ou não e, principalmente, se faz uso de algum método contraceptivo. Vale lembrar que um ciclo regular tem de 21 a 28 dias e o sangramento geralmente desce no mesmo período. Se ele varia com frequência, o ideal é consultar um ginecologista.
A menstruação pode ser programada com o uso de um anticoncepcional combinado (contendo estradiol e progesterona) ou com uso de progesterona. “Quando realizamos a pausa do anticoncepcional, o sangramento ocorre após 3 a 5 dias e, sabendo disso, podemos adiantar sua pausa ou postergar de acordo com a data que precisamos”, explica a ginecologista.
Adiantar a menstruação corretamente não traz riscos para a saúde da mulher
Quando realizado corretamente e com orientação médica, fazer a menstruação descer mais rápido não traz riscos à saúde da mulher. Mas é importante ter em mente que esse é um procedimento que deve ser feito de maneira pontual e que o ideal é sempre deixar o corpo seguir o seu funcionamento de maneira orgânica.
Mulheres que têm o ciclo irregular também podem fazer a menstruação descer mais rápido mesmo sem conseguir identificar em qual fase do ciclo estão. “Se a paciente tem ciclos irregulares, podemos conhecer a fase por meio do ultrassom ou de exames hormonais”, diz Paula Bortolai. O que aumenta o risco, segundo a médica, é ficar muito tempo submetida ao estímulo de estrogênios sem a oposição da progesterona: “Nestes casos, ocorre aumento do risco de espessamento do endométrio e de sangramentos irregulares”, pontua.
Veja também: Mesntruação adiantada é normal?
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Paula Bortolai Martins Araujo, Ginecologista-obstetra do IPGO – Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia
CRM: 127.101



