Como explicar para uma amiga que menstruação não é motivo para ter vergonha
Como explicar para uma amiga que menstruação não é motivo para ter vergonha
PRODUTO Relacionado

Menstruação é o início de uma nova fase da vida
A primeira menstruação marca o início da vida reprodutiva da menina. Ela é um dos passos mais importantes da puberdade e simboliza uma nova fase da vida. É difícil encarar transformações com naturalidade , por isso, esse é um bom momento para trocar experiências e se colocar disponível para esclarecer algumas dúvidas com suas amigas.
Busquem entender juntas todos os processos do ciclo menstrual, como aliviar os sintomas e a importância da higiene menstrual, A vergonha da sua amiga pode acabar levando à desinformação e o fortalecimento da cultura do silêncio.
Mitos e tabus dificultam o processo de naturalizar a menstruação
A menstruação é um processo natural e evitar o assunto apenas faz com que as mulheres tenham mais dificuldade de aceitá-la. Aproveite o momento para debater sobre os mitos e tabus e esclarecer que muito do que ouvimos sobre estar menstruada não tem nenhum fundamento. Outro ponto importante é vencer a vergonha de dizer que está menstruada, de pedir um absorvente emprestado, de comentar sobre seu ciclo com as pessoas a sua volta ou deixar de fazer qualquer coisa por estar “naqueles dias”. Aliás, que tal convencer sua amiga a parar de usar essa expressão? Muitas vezes procuramos usar termos mais “leves” ao fazer referência ao período menstrual. Mas não é preciso. Menstruar não é agressivo, deselegante, ofensivo. Chame menstruação pelo próprio nome e dê voz ao seu corpo!
O sangue menstrual não é nojento e anti higiênico
O fluxo menstrual até hoje é visto como sujo e anti higiênico. A verdade é que menstruação é apenas um fluido produzido pelo seu próprio corpo. Sentir nojo é um instinto, mas nesse caso, ele faz parte de uma construção social que leva mulheres a se sentirem desconfortáveis e insatisfeitas com a sua natureza. Converse com sua amiga sobre a origem do sangue menstrual e como ele não tem ligação nenhuma com falta de higiene. Faça ela perceber como seria a relação dela com o seu fluxo se tivesse crescido em uma sociedade que fosse mais acolhedora e menos opressora em relação ao corpo feminino. Assim fica muito mais fácil de perceber que o nojo não é dela e sim dos outros. Os padrões de beleza criam a imagem da mulher como limpa, pura e perfumada. Ainda é difícil ver que essas mesmas mulheres sangram pelo menos uma vez por mês. Conhecer e respeitar a sua natureza é o primeiro passo para melhorar a maneira como nos relacionamos com nosso organismo e, sobretudo, com nós mesmas.
Converse sobre a relação da menstruação com saúde
Normalmente, nós mulheres, costumamos falar sobre menstruação sempre dando ênfase no lado negativo. Que tal começar a abordar também os aspectos positivos? Você pode até achar que não há nada de bom em sentir cólicas ou ficar sangrando por alguns dias, mas a verdade é que menstruação é um sinal saúde. Explique como a chegada da menstruação mostra que está tudo bem com o seu corpo. Isso porque o ciclo menstrual é influenciado por outros sistemas do nosso organismo, como nervoso, hormonal e circulatório. Ou seja, qualquer atraso ou ausência de menstruação sinaliza alguma desregulação. A menstruação também significa que está tudo certo com o nosso sistema reprodutor.
Se você perceber que para sua amiga o período menstrual vem acompanhado de muito incômodos, alerte para a importância de procurar um ginecologista. Cólicas fortes, fraqueza e fluxo muito intenso ou prolongado não são sintomas saudáveis e precisam de tratamento. Por isso, falar sobre menstruação também é uma forma de procurar saber mais sobre saúde e alertar para a importância de prestar atenção em si mesma.
PRODUTOS Relacionado




